Mimarte arranca em Braga com reflexão sobre o papel da arte na transformação da cidade

Festival abriu com um debate dedicado à relação entre arte, espaço público e comunidade. Programação prolonga-se até sábado com espetáculos nacionais e internacionais em vários locais da cidade.

O Mimarte – Festival de Teatro de Braga arrancou esta terça-feira com uma conversa dedicada ao papel da criação artística na transformação do espaço público e na construção de comunidades mais participativas.

A sessão inaugural, intitulada “Quando a cidade deixa de ser cenário: arte, presença e transformação do espaço comum”, decorreu na Livraria Centésima Página e marcou o início de mais uma edição daquele que é um dos mais antigos festivais de teatro de rua do país.

Debate reuniu artistas e agentes culturais

Moderada por Bruno Costa, da Bússola, a conversa contou com a participação do artista Miguel Bonneville e de Suzana Leite, representante do Plano Nacional das Artes.

Ao longo da sessão, os convidados refletiram sobre a capacidade da arte para ocupar e transformar o espaço público, promovendo novas formas de participação cívica, inclusão e aproximação entre artistas e comunidades.

O debate integrou o ciclo de conversas promovido pelo festival, uma iniciativa que pretende complementar a programação artística com momentos de reflexão sobre os desafios e o impacto das práticas culturais contemporâneas.

Muito mais do que teatro de rua

A organização pretende afirmar o Mimarte como um espaço de pensamento, debate e experimentação artística, indo além da apresentação de espetáculos ao ar livre.

Através das conversas, debates e ações formativas, o festival procura incentivar a discussão sobre o papel da cultura na vida das cidades e na valorização do espaço público como lugar de encontro e criação.

Espetáculos espalham-se por Braga até sábado

A programação prolonga-se até ao próximo dia 5 de julho, levando dezenas de iniciativas a vários pontos de Braga, com a participação de companhias e artistas portugueses e estrangeiros.

Entre os destaques desta edição encontram-se as intervenções itinerantes “Tom, Tom & Tom”, da companhia neerlandesa RavArt, e “Il Palombaro”, do artista italiano Alessandro Vallin, que prometem surpreender o público em diferentes espaços da cidade.

Praça do Município recebe os grandes espetáculos

As noites do festival terão como palco principal a Praça do Município, onde subirão ao palco várias companhias de referência.

Entre elas estão a Companhia do Chapitô, o GATO SA – Teatro de Santo André, a espanhola Lapso Producciones e o Teatro do Mar, que apresentarão diferentes propostas de teatro contemporâneo e de rua.

Além dos espetáculos, a programação inclui novas conversas temáticas e uma masterclass dedicada à relação entre arte, comunidade e espaço público, reforçando a dimensão formativa e participativa do Mimarte.

Ao longo dos próximos dias, Braga volta assim a transformar ruas, praças e espaços públicos em palcos de criação artística, aproximando a cultura da população e dos visitantes através de uma programação diversificada e de acesso gratuito.