Número representa uma descida de 4,2% face ao mesmo período de 2025, apesar do aumento registado a nível nacional.
Um total de 138 empresas do distrito de Braga declarou insolvência entre janeiro e julho de 2026, segundo dados divulgados pela Iberinform. O número representa uma redução de 4,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar da descida no distrito, a tendência nacional foi diferente. Em Portugal, as insolvências declaradas aumentaram 5,5% nos primeiros sete meses do ano, enquanto apenas em julho registaram uma subida homóloga de 58%.
Braga surge como o terceiro distrito com mais insolvências declaradas, atrás de Lisboa, com 256 processos, e do Porto, com 221.
Braga contraria tendência nacional
Entre os principais distritos, Lisboa registou um aumento de 14%, enquanto Porto e Braga apresentaram reduções de 14% e 4,2%, respetivamente.
No distrito de Braga foram ainda encerrados 174 processos de insolvência nos primeiros sete meses, mais 8,8% do que no mesmo período de 2025.
A nível nacional, os processos de insolvência encerrados aumentaram 18%, com destaque para os encerramentos com plano de insolvência, que cresceram 69%.
Hotelaria e restauração entre os setores mais afetados
Por setores de atividade, as maiores subidas de insolvências verificaram-se nas telecomunicações (+50%), hotelaria e restauração (+29%) e outros serviços (+17%).
Também os transportes, comércio por grosso e agricultura registaram aumentos significativos no número de processos encerrados.
Criação de empresas abranda
Os dados revelam ainda uma perda de dinamismo na criação de novas empresas. Em julho foram constituídas 3.695 empresas em Portugal, menos 999 do que no mesmo mês de 2025, correspondendo a uma quebra de 21%.
Nos primeiros sete meses, apenas o setor da Construção e Obras Públicas apresentou crescimento na constituição de empresas, com uma subida de 5,7%.
Em contrapartida, as maiores descidas verificaram-se na eletricidade, gás e água (-37%), agricultura, caça e pesca (-31%), telecomunicações (-25%) e comércio a retalho (-17%).
Em síntese: Braga apresenta uma evolução relativamente positiva face ao contexto nacional, com menos insolvências, mas continua entre os distritos com maior número de empresas a entrar em processos de insolvência.


































