A taxa de ocupação hoteleira em Braga, no período da Semana Santa, está acima das expectativas e muito próximo da lotação máxima. Os números intercalares, apurados pelo Turismo do Porto e Norte (TPNP), até à presente data, foram divulgados hoje, dia 28 de Março, por Altino Bessa, vereador do Município de Braga, e por Marco Sousa, Delegado do TPNP.
Entre Sexta-feira e Domingo a taxa de ocupação hoteleira situa-se, em média, nos 95%.
Segundos os dados apurados em Braga, ontem, Terça-feira, dia 27 de Março, registou-se uma taxa de ocupação hoteleira superior a 66%, mais 8% do que os números registados no mesmo período de 2017, sendo que hoje, Quarta-feira, dia 28 de Março, os números de ocupação subiram para 85% (mais 4% do que em período homologo em 2017).
Para os próximos dias de Quinta e Sexta-feira, bem como para o fim-de-semana de Páscoa, está estimada, em média, uma taxa de ocupação hoteleira de cerca de 95%, calculando-se que passem pela cidade de Braga milhares de visitantes, nacional e internacionais.
Para Altino Bessa, vereador do Turismo do Município de Braga “estes números são reveladores do esforço e empenho com que várias entidades têm trabalhado, como o Município de Braga, o Turismo do Porto e Norte, a Associação Comercial de Braga e a Comissão das Solenidades da Semana Santa, revelando um verdadeiro exemplo de parceria e de promoção únicas”.
Estima-se que, em 2017, cerca de 150 mil pessoas tenham diariamente assistido às procissões solenes na Cidade de Braga, “prevendo-se que este número possa aumentar ligeiramente apesar da instabilidade do estado do tempo”, referiu Marco Sousa, do TPNP. No ano transacto o retorno financeiro directo para o Comércio, Hotelaria e Serviços da Cidade, gerado pela Semana Santa, foi de aproximadamente 15 milhões de euros, devendo este número ser superado no presente ano.
Do leque de visitantes que procura Braga neste período, 60% provêm de destinos internacionais, distribuídos por cerca de 30 nacionalidades, com o turismo espanhol a representar 40% dessa procura. Também de França, Brasil e Itália chega uma fatia muito significativa e cada vez maior de visitantes.
Destaque para uma crescente diversidade de mercados a procurar Braga como destino turístico neste período, sendo este ano bem patentes os casos de novos mercados como Polónia, Singapura e Filipinas.
Com uma matriz marcadamente religiosa, a Semana Santa possui também uma dimensão cultural que é reforçada todos os anos com a realização de exposições e concertos, enriquecendo a experiência de quem visita a Cidade.
O Turismo do porto e Norte de Portugal disponibiliza, a partir de hoje, um conjunto variado de serviços e de informações através do Topas (Tourism Office Public Auto Service), o espaço interactivo da TPNP que até ao próximo Sábado se encontra à disposição dos visitantes, estacionado na Praça da República, em pleno coração da Cidade.