Dormir de barriga para cima é oficialmente a posição ideal, de acordo com a ciência.
Quem nunca dormiu oito horas, sem ser perturbado e ainda acordou cansado? Provavelmente já lhe aconteceu. Os especialistas apontam que o principal motivo para tal ocorrer se deve muito possivelmente à posição que escolheu para descansar.
Apesar de apenas 8% da população dormir de costas, vários estudos louvam as virtudes desta posição, que permite que a cabeça, o pescoço e a espinha mantenham uma postura neutra, o que beneficia sobretudo quem sofre de dores crónicas nessas zonas do corpo.
Mais ainda, os cientistas creem que esse posicionamento diminui azia, já que mantém a cabeça elevada relativamente ao peito.
Mas e se só consigo dormir de lado ou de barriga para baixo?
A especialista em medicina do sono, a médica Shelby Harris, e professora no Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos, garante que pode treinar-se a dormir de costas.
Harris explica que deve colocar na cama uma almofada do seu lado esquerdo e outra do seu lado direito, e ainda outra por baixo dos joelhos – o que irá manter o seu corpo em posição e estabilizado, impedindo que ceda aos seus impulsos e eventualmente se vire para o lado.
Alternativamente, a especialista recomenda um outro método mais extremo. “Coloque uma bola de ténis de cada lado do seu corpo, ao nível do seu pescoço. Quando se mexer durante a noite a dor e o desconforto vão garantir que não se vira de lado ou que não acaba com a cara amassada no travesseiro”, aconselha.