Candidatura da AAUM às Fases Finais dos CNU’s 2019 tem preocupação ambiental e de sustentabilidade

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) apresentou oficialmente hoje, a sua candidatura à organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) 2019. A candidatura foi entregue em mãos ao Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que realçou o histórico de qualidade organizativa da UMinho/AAUM, considerando-a “uma candidatura forte”.

A sessão de apresentação decorreu no Auditório Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, a qual contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Pró-Reitor da UMinho, Guilherme Pereira, do Administrador dos SASUM, António Paisana, do Presidente da FADU, Daniel Monteiro e o Presidente da AAUM, Nuno Reis.

Esta pretende ser uma candidatura ímpar, uma vez que, pela primeira vez umas fases finais dos campeonatos nacionais universitários terão como “mote” a questão da sustentabilidade ambiental.

Sobre a candidatura entregue, esta será uma organização conjunta entre três instituições: UMinho, SASUM e a Câmara Municipal de Guimarães, a qual deverá englobar as provas de: Voleibol Masculino e Feminino, Futsal Masculino e Feminino, Futebol Masculino, Andebol Masculino e Feminino e Rugby. Para além destas, prevê-se ainda uma candidatura paralela ao CNU de Ginástica Artística “aproveitando a magnífica Academia de Ginástica recentemente inaugurada em Guimarães” referiu o presidente da AAUM, bem como ao CNU de Hóquei em Patins.

Segundo Nuno Reis, o evento deverá envolver “mais de 2500 atletas e mais de 150 voluntários e staff”, a qual deverá prolongar-se por duas semanas de competição”, apontando como datas para a realização do mesmo, de 1 a 14 de abril, “as datas só serão definidas pela FADU aquando da atribuição da organização” disse.

A AAUM já organizou por sete vezes estas fases finais (1994, 1996, 1998, 2002, 2007, 2012 e 2015), em trinta anos de existência desta competição, caso vença esta candidatura, a qual tem como opositora a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), esta será a sua oitava organização das Fases Finais dos CNU’s, a última foi em 2015, uma organização conjunta entre as cidades de Braga e Guimarães.

Esta será, assim, a primeira vez que a AAUM se candidata a esta organização apenas no município de Guimarães, sendo que, para o líder dos estudantes minhotos “esta candidatura conta com um fator que acreditamos ser bastante distintivo, por estar enquadrada na estratégia definida pela Câmara Municipal de Guimarães, que é a responsabilidade ambiental, uma vez que o Município é candidato a Capital Europeia Verde 2020.

Desta forma, caso o evento seja atribuído à UMinho, durante o mesmo, e segundo Nuno Reis serão levados a cabo alguns projetos no sentido de deixar algum legado no à responsabilidade ambiental diz respeito, sendo objetivo deixar a pegada ecológica dos próprios CNU’s. “Tencionamos ter alguns mecanismos de monitorização de consumos energéticos, é ideia poder reduzir o consumo de plásticos, substituindo as normais garrafas de água por pontos de abastecimento, vai ser criado uma espécie de conselho verde que irá trabalhar neste sentido”, a estratégia será reforçada com a candidatura de Guimarães a Capital Europeia Verde 2020.

Da parte da reitoria da UMinho, Guilherme Pereira salientou que a Universidade atribui grande importância à dimensão do desporto, realçando as inúmeras organizações nacionais e internacionais que a UMinho já liderou, e por isso “não poderia deixar de se associar a este momento simbólico de entrega da candidatura”. O responsável saudou ainda esta candidatura “uma candidatura com preocupação ambiental e de sustentabilidade que esperamos que seja um sucesso” disse.

O Administrador dos SASUM, sublinhou a qualidade da candidatura, realçando também o facto de estar enquadrada na candidatura de Guimarães a Capital Europeia Verde 2020. Reafirmando o apoio dos SASUM, garantiu que estes estarão disponíveis para providenciar e criar as melhores condições para a realização do evento, seja, a nível de infraestruturas, recursos humanos especializados, apoio na área alimentar, etc.

Destacando dois dados importantes que fazem desta, uma candidatura forte, António Paisana referiu a “maturidade organizativa da parceria dos SASUM com a AAUM, a qual constitui um fator forte e seguro do sucesso desta”, bem como a política de desporto seguida na UMinho, a qual tem gerado “grandes atletas e campões e organizações de sucesso” disse.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, esta candidatura tem “todas as garantias de sucesso”, pelas instituições que nela trabalharam em conjunto, bem como pela sua componente ambiental e objetivo de sustentabilidade. Garantindo que a cidade de Guimarães tem todas as condições de suporte ao evento, e que por isso poderão contar com o apoio do Município, o qual será um grande aliado, uma vez que é candidato a Capital Europeia Verde 2020.

Após a entrega da candidatura, também o Presidente da FADU deixou algumas palavras, realçando que “a UMinho e a AAUM têm um grande histórico de qualidade em organizações desportivas”, sublinhando que esta é “uma candidatura forte, pois para além de tudo acrescenta o ponto de vista ambiental, o que é importante”. Daniel Monteiro evidenciou, também, as condições de Guimarães para receber o evento “as suas condições deixam a FADU confiante” disse.

A resposta sobre a atribuição ou não desta organização será dada pela FADU na próxima semana, sendo que todos os intervenientes mostraram confiança no sucesso desta candidatura e na atribuição à UMinho/AAUM das Fases Finais dos CNU’s 2019.