Braga em destaque no Portugal Smart Cities Summit

Braga marca presença no Portugal Smart Cities Summit que decorre até Sexta-feira no Centro de Congressos de Lisboa, na antiga FIL, com a apresentação dos projectos implementados no âmbito das Smart Cities. Este é o maior evento tecnológico do país, que reúne autarcas, empreendedores e especialistas para abordar os grandes desafios e futuro das cidades, onde o Município de Braga dá a conhecer a sua abordagem sustentável e inovadora, no que diz respeito à gestão do território, mobilidade e interacção com os cidadãos.

As plataformas desenvolvidas para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), através da parceria tecnológica com a IBM, a Universidade do Minho e a Bosch, bem como a tecnologia das empresas incubadas na StartUp Braga, ou projectos como o ‘Chatbot’, a aplicação ‘BragaINCOMING’, e a plataforma de monitorização da actividade de recolha de lixo pela AGERE, estiveram em destaque no primeiro dia do evento, no qual Braga se afirmou como uma Cidade que promove o desenvolvimento sustentável através de elevados indicadores do desempenho dos seus serviços e da qualidade vida da população.

Durante os três dias do evento, onde se discute o destino das cidades inteligentes, Braga irá apresentar, ainda, os planos previstos para o futuro. O projecto ‘Braga Resolve’, o canal interactivo do Município, ou o projecto ‘MYCITY Braga’, são as novas soluções que brevemente estarão ao serviço dos Bracarenses.

A aplicação ‘Braga Resolve’ será mais uma ferramenta à disposição dos munícipes para reportem uma ocorrência que será automaticamente localizada por gps, enviada para uma plataforma e imediatamente reportada aos respectivos serviços municipais com vista à resolução do problema reportado. Após a recepção da ocorrência, o problema é analisado e avaliada a sua prioridade de forma a ser escalonada uma intervenção. Esta tecnologia permite que o munícipe que reportou a ocorrência acompanhe de forma interactiva todo o processo, desde o primeiro contacto até à resolução do problema.

“Braga integra um grupo de cidades que se compromete a monitorizar o respectivo desempenho e a fazer reflectir os resultados nas suas políticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente”, referiu João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, sustentando que a participação da Autarquia Bracarense no Portugal Smart Cities Summit “permite uma intensa partilha de conhecimentos sobre os mais variados sectores que comungam do conceito de cidades inteligentes”.

O evento tem como objectivo agregar municípios, empresas, universidades e startup’s, num certame que tem, também, a sua componente de negócio. O Portugal Smart Cities Summit apresenta-se como a montra ideal para debater o futuro das Smart Cities, em diversos sectores como a energia, TICE (tecnologias de informação, comunicação e electrónica), mobilidade, transportes, água, resíduos, ambiente e habitat.

Durante este encontro será apresentado o projecto europeu de Sharing Cities, que traz uma nova abordagem para criar cidades inteligentes, promovendo a cooperação internacional entre a indústria e as cidades, destacando-se a conferência sobre análise de dados, a Urban Analytics e dois debates com os temas ‘A Sustentabilidade Inteligente para o Futuro da Água’ e a ‘Summit da Energia’.

Neste Portugal Smart Cities Summit serão apresentados cerca de 200 projectos inovadores e mostras tecnológicas, não só de grandes empresas, como também de municípios e de startups.