Triunfo por 2-1 com reviravolta. Golos de Alex Telles e Tiquinho Soares anulam penálti de Tapsoba

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 2-1 esta quarta-feira e garantiu o apuramento para a final da Taça da Liga, na qual vai defrontar, no próximo sábado, o Sp. Braga, no Estádio Municipal de Braga.

Após o nulo ao intervalo, o V. Guimarães adiantou-se no marcador ao minuto 65 de jogo, numa grande penalidade apontada pelo defesa Edmond Tapsoba. Contudo, durou pouco a vantagem para os minhotos, dado que Alex Telles fez o 1-1 aos 66 minutos. Depois, Tiquinho Soares completou a reviravolta, aos 75 minutos.

No último lance do jogo, João Pedro marcou, o V. Guimarães festejou o empate, mas Jorge Sousa, com recurso ao vídeo-árbitro, anulou o possível empate.

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na sala de imprensa do Estádio de Braga, após o triunfo (1-2) sobre o Vitória de Guimarães, que vale ao Porto a passagem à final da Taça da Liga:

«Vivi como sempre. De forma apaixonada, a viver muito o que são os diferentes momentos do jogo. Foi um jogo muito competitivo num relvado por vezes difícil. Em termos de aderência os jogadores tiveram algumas dificuldades, mesmo com as botas adequadas. Os jogadores tiveram compromisso, bateram-se e quiseram ganhar o jogo. Entrámos bem no jogo. Os primeiros 45 minutos, dentro do que foi o equilíbrio geral, tivemos várias situações para marcar. Não foram flagrantes, mas foram situações nas quais poderíamos ter sido mais felizes. O Vitoria fez o primeiro remate no final da primeira parte e depois de dois jogadores do FC Porto terem escorregado.»

«Na segunda parte não entrámos tão bem. O Vitória esteve melhor que nós até ao penálti. Sem criar criar grande perigo, controlou. Não saímos com muito critério e depois sofremos o penálti. A partir daí voltámos a estar por cima até à parte final. É normal que o Vitória tivesse arriscado tudo. Conseguimos um resultado importante para estar na final, era o que queríamos.»

[Jogo com o Braga] «Vamos ter tempo de preparar nestes dois dias, sabendo aquilo que têm sido estes últimos jogos com o novo staff técnico, a nova ideia do Rúben. Vamos preparar-nos da melhor maneira para ter outro resultado diferente do campeonato».

[Contas a ajustar com a competição?] Não. Tenho a ajustar com a Taça da Liga, Taça de Portugal, campeonato. Temos sempre contas a justar quando não ganhámos o último título. Trabalhamos para isso».

[Desvantagem por ter menos 24horas para recuperar?] «Partir em desvantagem é o que é. Depois desse jogo temos mais um na terça-feira, não chega a 72 horas. Pedimos para jogar quarta, mas não foi possível em função de um jogo mais para a frente, com o Benfica. Queríamos jogar domingo, quarta, domingo, quarta mas as nossas pretensões não foram ouvidas».

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio de Braga, após a derrota (1-2) frente ao FC Porto, que elimina os vimaranenses da Taça da Liga:

«Nunca tive a cabeça quente, às vezes é difícil para vós diferenciar o que é viver o jogo, ter a cabeça quente ou estar alterado. Viver o jogo é aquilo que se gosta, é a minha forma de estar, independentemente do que possa ser o meu sentimento, o querer ganhar ou não. O Vitória mostrou que é grande, grande em massa, o FC Porto também é uma instituição grandiosa, o Vitória também está no mesmo patamar e viu-se no que foi o jogo e no apoio à equipa. Isso apraz-me referir. Salutar o comportamento dos adeptos no apoio, obviamente que queríamos dar mais, lutámos para que acontecesse. Não aconteceu, passou o FC Porto, infelizmente para nós.»

«Houve vários momentos-chave. Jogo competitivo, duas equipas com qualidade, a querer ganhar. Agora, após fazermos um golo, não podemos, no minuto a seguir, levar. Nós somos grandes, mas temos de crescer para ser maiores ainda dentro de campo na abordagem ao jogo. Faltou algum discernimento, concentração, obviamente assumido por mim, oriento a equipa nesse sentido, mas tem de haver mais algum nervo num lance daqueles. Há mérito de quem chuta, mas tínhamos de ser competentes para não trazer o FC Porto novamente para o jogo. Aí, provavelmente nós, em transição e o FC Porto à procurar do empate, podíamos tirar vantagem no jogo. Não fomos capazes de suster o 1-0 e consentimos o 1-1.»

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite: