O SC Braga, que terminou a Liga na terceira posição, com 78 pontos, vai disputar a 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, já conhecendo alguns dos possíveis adversários.

Os guerreiros do Minho, cabeças de série no sorteio, assim como Rangers, PSV e Marselha, já têm dois dos possíveis oponentes definidos: Sturm Graz (Áustria) e o TSC Backa Topola (Sérvia). A estes dois clubes vão juntar-se outros dois, que irão chegar da 2.ª pré-eliminatória, disputada pelos seguintes emblemas: Panathinaikos, segundo classificado da liga ucraniana (Dnipro-1 ou Zorya), segundo colocado da liga da Bélgica (Genk ou Union St. Gilloise) ou o segundo colocado da Liga suíça (Servette).

Sendo assim, e recapitulando, são estes os possíveis adversários do SC Braga: Sturm Graz (Áustria), TSC Backa Topola (Sérvia), Panathinaikos (Grécia), Dnipro-1 (Ucrânia), Zorya (Ucrânia), Genk (Bélgica), Union St. Gilloise (Bélgica) e Servette (Suíça).

Os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões estão agendados para 8/9 e 15 de agosto de 2023.

A última vez que o SC Braga conseguiu o apuramento para a fase de grupos da liga milionária foi em 2012/2013, depois de eliminar a Udinese no ‘play-off’. Na altura, os minhotos terminaram o grupo H no último lugar, com três pontos, atrás de Manchester United, Galatasaray e Cluj.