O Benfica, detentor da Taça de Portugal, conquistou neste domingo a Supertaça feminina de futebol, ao bater o campeão nacional Sporting de Braga por 1-0, em encontro realizado em Tondela.

Um golo de Pauleta, (ex- SC Braga) aos 49 minutos, valeu o triunfo ao “onze” do estreante Luís Andrade, que na primeira parte desperdiçou um penálti, aos 29’, pela brasileira Darlene, num jogo que as “arsenalistas” acabaram com 10, por expulsão de Rayanne, aos 63’.

A formação “encarnada”, que sucedeu na lista de vencedores ao Sporting de Braga, manteve o pleno de títulos, já que em 2018/19, na sua primeira época no futebol feminino, arrebatou o título da II Divisão e a Taça de Portugal

O Benfica sucede ao Sporting de Braga na conquista da Supertaça de futebol feminino, tornando-se o quinto vencedor da prova em outras tantas edições.

Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Sporting de Braga – Benfica, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadora: 0-1, Pauleta, 49 minutos.

Equipas:

Sporting de Braga: Rute Costa, Rayanne, Diana Gomes, Inês Maia (Francisca, 78), Ágata Filipa (Regina, 78), Shade Pratt, Dolores, Denali Murnan, Vanessa, Uchendu (Machia, 67) e Keane (Laura Luís, 62).

(Suplentes: Maria Hourihan, Babi, Laura Luís, Francisca, Regina, Machia e Sofia Silva).

Treinador: Miguel Santos.

Benfica: Dani, Daiane, Sílvia Rebelo, Raquel Infante (Ana Seiça, 75), Yasmin, Pauleta, Andreia Faria (Ana Vitória, 74), Darlene (Patrícia, 90+1), Evy Pereira (Lúcia Alves, 85), Cloe e Nycole.

(Suplentes: Dida, Ana Seiça, Lúcia Alves, Catarina Amado, Annaysa, Patrícia e Ana Vitória).

Treinador: Luís Andrade.

Árbitro: Sílvia Domingos (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rayanne (28 e 63), Denali Murnan (68). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Rayanne (63).

Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.

No final da partida ao canal 11 – Miguel Santos mostrou-se inconformado após a derrota do SC Braga com o Benfica (0-1) na Supertaça de futebol feminino. O técnico das bracarenses apontou alguns dedos à arbitragem e deixou um elogio às atletas.

«Eu sei o que vi e não passo daqui. O jogo não foi livre. Eu não tenho nada a apontar às minhas jogadoras porque as decisões não são delas. Tiveram boa atitude, mostraram empenho e foram profissionais. A responsabilidade vai ficar para quem teve determinado tipo de atitudes», desabafou na conferência de imprensa.

Recorde-se que o SC Braga atuou durante cerca de 25 minutos com menos uma jogadora por expulsão de Rayanne que viu segundo amarelo aos 63. 

Luís Andrade, treinador das ‘águias’ não escondeu a satisfação pelo primeiro título enquanto treinador.

“Iniciar esta situação como treinador e conquistar logo o primeiro troféu no primeiro jogo, sem dúvida alguma que é um sentimento de muita alegria. Tenho de agradecer às minhas atletas, que foram excecionais. Jogámos contra um super SC Braga, muito forte, mas elas conseguiram interiorizar tudo aquilo que nós trabalhámos durante este tempo. Sabíamos que íamos apanhar um SC Braga já com um mês e meio de preparação, em virtude de estar na Liga dos Campeões. Marcámos um golo, mas podíamos ter feito mais”, analisou.

Veja aqui os melhores momentos da partida