A constituição de turmas mais pequenas que permitam fazer trabalho exploratório durante as aulas é uma das medidas defendidas pela Associação de Professores de Matemática para conseguir melhorar os resultados dos alunos à disciplina.
Uma das condições para conseguir melhorias a Matemática é conseguir fazer trabalho exploratório na sala de aula, mas tal é impossível com tão elevado número de alunos por turma”, defendeu a presidente da Associação de Professores de Matemática (APM), Lurdes Figueiral, em declarações à Lusa.
Para a APM, as turmas deveriam ter no máximo 24 alunos ou, caso fossem maiores, deveriam ter dois professores.
A elevada percentagem de chumbos a Matemática preocupa pais e professores, mas também o Ministério da Educação que decidiu criar um grupo de trabalho.
“Pretende-se que este grupo produza recomendações sobre a aprendizagem da Matemática, incluindo uma análise dos planos de formação e investimento passados, da eficácia dos programas que estão em vigor e que já estiveram em vigor, das aprendizagens essenciais, dos instrumentos de avaliação e das estratégias e metodologias mais eficazes”, explicou à Lusa o gabinete de imprensa do Ministério da Educação.
Lurdes Figueiral saudou a medida, salientando o facto de este grupo não ter como principal missão desenhar novas metas curriculares e programas, mas fazer um levantamento do que está mal e apresentar recomendações.