O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou esta Segunda-feira, dia 16 de Abril, o Espaço do Cidadão de Figueiredo. Instalado na sede da Junta de Freguesia, este é já o sexto espaço aberto pela Autarquia Bracarense, consolidando assim o objectivo de facilitar o acesso da população a um leque muito vasto de serviços da Administração Central e Local.

“O Executivo Municipal definiu como prioritário facilitar o acesso da população aos serviços públicos, evitando que os habitantes de zonas mais periféricas tenham de se deslocar ao centro para usufruir de serviços nacionais ou municipais”, referiu o Edil durante a cerimónia de inauguração realizada em Figueiredo.

Segundo Ricardo Rio, a abertura destes espaços tem sido uma “aposta ganha e uma enorme mais-valia” para os cidadãos em termos de qualidade e rapidez dos serviços prestados. De referir que no ano passado foram realizados cerca de 3700 atendimentos nos cinco Espaços do Cidadão existentes, concretamente em Tadim, Sequeira, Sobreposta, Real e Adaúfe. Já no primeiro trimestre de 2018 foram realizados quase 1700 atendimentos.

“Com a inauguração de hoje concluímos um ciclo de criação dos primeiros seis Espaços do Cidadão do Concelho de Braga, descentralizando serviços e, ao mesmo tempo, aliviando a carga que diariamente existe sobre o Balcão Único”, acrescentou o Edil, dando conta da possibilidade de alargar a rede de Espaços do Cidadão a outras zonas do Concelho.

Os Espaços do Cidadão resultam da adesão do Município ao projecto nacional de criação de uma rede de Espaços do Cidadão, no âmbito do Programa Aproximar, formalizada mediante um protocolo assinado entre o Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Nestes espaços são prestados mais de 170 serviços tutelados por diversas entidades da Administração Central, sendo possível tratar de serviços como a Carta de Condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão do Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre muitos outros. O espaço funciona ainda como posto de atendimento descentralizado do Balcão Único Municipal.

O Espaço do Cidadão de Figueiredo funciona às Segundas e Sextas-feiras, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.