UMinho recebeu o prémio de Universidade Mais Ativa da Europa em 2017

A Universidade do Minho (UMinho), representada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) recebeu na passada sexta-feira, dia 13 de abril, o prémio de “Universidade Mais Ativa da Europa” em 2017.

 

A distinção aconteceu na Gala Anual da EUSA (European University Sports Association), decorrida este ano em Madrid, durante a qual foram entregues os prémios relativos ao ano de 2017. Em representação da academia minhota estiveram presentes Nuno Reis, Presidente da AAUM, Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho e Fernando Parente, Diretor dos Serviços Desportivos dos SASUM.

 

O prémio de universidade mais ativa/participativa em desporto universitário na Europa foi atribuído pela primeira vez na história da EUSA, revelando Nuno Reis que este prémio “tem um significado importante naquela que é a missão da AAUM em garantir as condições para a competição desportiva para o maior número de estudante-atletas possível. O investimento contínuo que a AAUM, os SASUM e a UMinho têm conseguido direcionar para o Desporto Universitário é, desta forma, reconhecido pela EUSA”.

 

Eleita a “Mais Ativa” entre mais de 400 academias participantes nos 17 Campeonatos Europeus Universitários em 2017, a UMinho foi a que mais equipas e atletas conseguiu levar aos europeus, tendo participado com 119 elementos em 13 modalidades (andebol, basquetebol 3×3, escalada, futebol, futsal, judo, karaté, remo, taekwondo, ténis, vólei de praia, voleibol e xadrez).

 

“Aos atletas que se fizeram representar nas competições europeias, mas também a todos que representam as cores da Associação Académica e da Universidade do Minho, a palavra é de agradecimento e de entusiasmo para que as nossas equipas possam continuar a erguer bem alto o nome da Academia e, acima de tudo, para que consigam ser atletas e estudantes de excelência”, transmitiu o presidente da AAUM.

 

Para Fernando Parente, o segredo para se atingir este patamar é bem claro: “O desporto na UMinho é encarado como fazendo parte do seu projeto educativo, garantindo desde logo uma intencionalidade institucional na sua promoção e desenvolvimento. Por outro lado, a parceria entre os SASUM e Associação Académica, enquanto agentes que operam no terreno os programas que concretizam esta politica institucional, com mais de 20 anos, faz com que exista uma verdadeira cultura desportiva na Academia, o que facilita a concretização de alguns objetivos para o Desporto, tal como atingir este patamar em termos internacionais”.

 

Considerando que é sempre importante alcançar resultados de valor nacionais e internacionais, o Diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM garante que estas distinções “funcionam como um marketing interno junto do nosso público, é importante para entusiasmar novos aderentes ao programa desportivo, que hoje tem uma oferta de mais de 70 modalidades e atividades diferentes”.

 

Realçando a importância do desporto universitário como “um pilar para o desenvolvimento da sociedade”, Nuno Reis afirma que: “Esta aposta é, certamente, uma aposta ganha que deverá continuar para futuro, com a certeza de que o legado e o resultado do investimento, na qualidade de vida e no percurso académico dos nossos estudantes, é muito superior a todo o esforço e capital investidos”.

 

Para além da UMinho/AAUM, também a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi distinguida como “Federação Desportiva Universitária mais Ativa da Europa”, fruto da grande participação de todos os clubes e associações estudantis portuguesas, no cenário da competição europeia de desporto universitário.