Guimarães fora da corrida a Capital Verde Europeia 2020. Lisboa é finalista

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira de manhã, as três cidades finalistas ao prémio de Capital Verde Europeia 2020. Lisboa é a única Portuguesa entre as finalistas e Guimarães, a outra candidata nacional, sai fora da corrida.

O prémio de Capital Verde Europeia é o maior título ambiental que pode ser atribuído na Europa a uma cidade com mais de 100 mil habitantes. Lisboa concorre pela terceira vez e, pela segunda consecutiva, consegue chegar à lista de finalistas. Vai disputar o prémio com Ghent (Bélgica) e Lahti (Finlândia). É desta lista que vai sair o nome da cidade que conquista o título, em anúncio marcado para junho deste ano.

De resto, Lisboa é o nome que mais reúne favoritismo para o anúncio de junho. Caso aconteça, não só é a primeira cidade de Portugal a conseguir o galardão ambiental, como também passa a ser a primeira cidade do Sul da Europa a conquistar o título que é entregue pela Comissão Europeia desde 2010.

Já Guimarães, que se candidata pela primeira vez e tem feito do desígnio verde a principal aposta municipal, ficou pelo caminho na primeira seleção. Ressalve-se que o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sempre disse que “o mais importante é o caminho a seguir” e não o título de Capital Verde.

No Facebook, a Câmara de Guimarães desejou “o maior sucesso na fase final” à candidatura de Lisboa e anunciou que, para o ano, quando estiver em causa o prémio de Capital Verde Europeia 2021, a “cidade-berço” de Portugal é novamente candidata. “Vamos intensificar o nosso esforço e o nosso trabalho para apresentar uma nova candidatura, convictos da forte esperança que temos para aspirar a ser Capital Verde Europeia”, lê-se no post publicado pela Autarquia vimaranense.