No final da primeira semana de competição nestas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) 2018, que decorrem em Aveiro, o balanço para as equipas da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) acabou por ser pouco positivo, apenas uma medalha de bronze arrecadada no último dia de competição pelo basquetebol masculino.

Equipas da AAUMinho, ao final da semana e ainda na luta pelas medalhas, apenas chegaram o basquetebol e futebol masculinos. As duas formações minhotas lutavam pela medalha de bronze, mas a conquista foi apenas para a equipa de basquetebol que venceu o Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, por 70-63.

Nesta competição, a equipa campeã nacional universitária acabou por ser a formação anfitriã, a Associação Académica da Universidade de Aveiro que na final venceu a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia por 71-66, após prolongamento.

O futebol era uma das competições onde a Universidade do Minho depositava maior esperança, mas a sorte não esteve do lado dos minhotos. Após ter perdido o acesso à final depois de derrotada nas meias pela Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto por 3-0, os minhotos lutavam agora pela medalhada que restava – o bronze.

Frente à Universidade Católica Portuguesa, os do Minho continuaram sem a “estrelinha” da sorte. Depois de um empate sem golos no tempo regulamentar, nas grandes penalidades a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto venceu a AAUMinho por 4-3.

Nesta modalidade, a final foi entre a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto que venceu a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por uma bola a zero, com o golo a surgir já nos minutos finais.