Receio de atentados leva autoridades a aumentar meios de segurança.
Um sistema composto por 17 câmaras de videovigilância vai ser instalado na zona envolvente ao pavilhão Altice Arena, no Parque das Nações, para prevenir atentados terroristas e a prática de outros crimes durante o período de realização do Festival Eurovisão da Canção

A autorização foi dada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e teve o parecer positivo da Comissão Nacional de Dados. O sistema estará em funcionamento até ao dia 15 de maio e funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. O evento, cuja organização envolve 4000 profissionais e deverá trazer perto de 40 mil visitantes a Lisboa, envolve uma operação de segurança semelhante à da visita do Papa. Quase todo o efetivo da PSP da capital vai estar envolvido, bem como elementos da Unidade Especial de Polícia. O pavilhão onde decorrem as atuações foi ‘esterilizado’ (expressão policial para a inspeção ao milímetro realizada por elementos da unidade de inativação de explosivos) no início do mês e as comitivas dos 42 países participantes vão ter escolta do Corpo de Segurança Pessoal.
Explosivos, drogas, armas, escadotes ou serrotes são alguns objetos que não podem entrar na Altice Arena.

O site oficial da Eurovisão divulgou uma lista de artigos proibidos no recinto do evento, que arranca dia 8 de maio na Altice Arena, em Lisboa. A medida de segurança até poderia ser considerada normal nos dias que correm, não fossem alguns dos objetos mencionados serem, no mínimo, invulgares. Explosivos, armas de fogo, drogas, serrotes, carrinhos de compras, algemas e pés de cabra são apenas alguns dos itens vetados a quem quiser assistir ao festival. A estes juntam-se outros não menos bizarros como escadotes, bolas de golfe, facas, seringas, bastões, substâncias tóxicas e material pirotécnico. A inusitada lista avançada pela European Broadcasting Union – que organiza o certame juntamente com o país anfitrião, neste caso Portugal – está a gerar momentos divertidos nas redes sociais. Há quem se questione sobre antigos “incidentes com escadotes” e critique o facto de não poder levar as compras do supermercado para o recinto. A operação de segurança da Eurovisão está a ser encarada pela PSP como se tratasse da visita do Papa ou do Europeu de futebol. A segurança dentro e fora da Altice Arena será particularmente apertada, com muito policiamento e rigorosos controlos de raio-X. A Altice Arena, em Lisboa, receberá dia 8 de maio a primeira semifinal do Festival Eurovisão 2018. A lista de artigos que não serão permitidos no recinto onde se realiza o evento inclui desde armas a drogas e seringas.