Portal ´Braga Participa´ reúne informação dos três OP´s do Município

 

O Portal ´Braga Participa´ é o ponto de partida para os três Orçamentos Participativos que o Município disponibiliza para estimular a participação cívica: Orçamento Participativo Braga, Orçamento Participativo Escolar e Orçamento ´Tu Decides!´.

A renovada plataforma tecnológica, que pode ser visitada em participe.cm-braga-pt, foi apresentada hoje, dia 5 de Junho. Reúne num único local todas as funcionalidades de apoio e informação necessárias sobre estes três Orçamentos Participativos, que continuam a manter a sua existência autónoma.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o Portal vem organizar a informação e facilitar o processo de pesquisa por parte dos cidadãos, que desta forma usufruem de maior agilidade na participação nestas iniciativas e na busca de notícias relevantes sobre eventos relacionados com participação cívica.

“Todos têm uma palavra a dizer na construção de um presente e futuro melhores. Estimular a participação dos cidadãos tem sido um eixo estratégico da nossa acção e é com imenso agrado que vemos os Bracarenses, de diversas faixas etárias, a abraçarem estes projectos e a empenharem-se em concretizar as suas ideias”, referiu, sublinhando que esta é a melhor prova de que os cidadãos estão conscientes das necessidades à sua volta e empenhados em encontrar soluções através de uma cidadania activa.

Propostas para o OP Braga podem ser submetidas a partir de amanhã

A partir de amanhã, dia 6 de Junho, e até 31 de Agosto, os cidadãos são convidados a apresentar propostas sobre o que pretendem ver promovido ou executado pela Câmara Municipal no âmbito do Orçamento Participativo Braga. Esta edição tem como novidade o facto de ser acrescentada mais uma área – desporto, saúde e bem-estar – a juntar às seis já existentes: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.

Posteriormente, na primeira fase da votação, de 1 a 21 de Outubro, cada cidadão vota em sete projectos, escolhendo o que considerado mais importante em cada uma das sete áreas em que as propostas podem ser apresentadas. Na segunda fase, de 22 de Outubro a 4 de Novembro, cada cidadão escolhe um projecto entre os trinta e cinco apurados na primeira fase. Os projectos mais votados serão apresentados publicamente em Novembro.

O montante destinado aos projectos do OP Braga é de 650 mil euros, sendo que cada projecto deve ter um custo global igual ou inferior a 85 mil euros.

Já para o Orçamento Participativo Escolar estão destinados 100 mil euros. As escolas podem apresentar as propostas de 22 de Junho a 2 de Julho.

No que se refere ao ´Tu Decides!´, a principal novidade refere-se ao facto de nesta edição ser possível efectuar votação online. A votação através da internet implica a inscrição prévia no portal. Quem não dispõe de Internet, pode votar no edifico gnration no dia indicado para o efeito ou nas Escolas nos dias de exposição e votação. Cabe à “Loja Europa Jovem”, sediada no edifício gnration, o apoio aos jovens no âmbito da submissão de propostas ou da votação, mediante agendamento no local.