O presidente dos EUA e o líder norte-coreano reúnem-se em Singapura num encontro que chegou a ser cancelado.

Para Donald Trump, a cimeira com Kim Jong-un – a primeira entre um presidente americano em funções e um líder norte-coreano – é “uma oportunidade única” para a paz.

Depois da troca de insultos e ameaças em 2017, que culminou com o lançamento de mísseis balísticos norte-coreanos com capacidade para atingir território americano e com o sexto ensaio nuclear de Pyongyang, o discurso de ano novo de Kim veio acalmar a tensão.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in teve um forte papel na aproximação entre a Coreia do Norte e os EUA. Depois de as duas Coreias terem desfilado sob a mesma bandeira nos Jogos Olímpicos de Inverno organizados pelo Sul, Moon reuniu -se já duas vezes com Kim na zona desmilitarizada que separa os dois países.

Em março Trump surpreendeu o mundo ao aceitar o convite de Kim para um encontro. Entretanto o presidente americano chegou a cancelar o encontro em sinal de desagrado com declarações de dirigentes norte-coreanos. Mas repensou. Singapura, neutra e suficientemente próxima da Coreia do Norte para permitir uma viagem nos aviões da era soviética do líder norte-coreano, foi a escolha para o frente-a-frente.