O administrador executivo da NOS Jorge Graça fez hoje um balanço “extremamente positivo” do Hub 5G da operadora, no dia em que é lançado a Test Bed 5G com um investimento de mais de oito milhões de euros.

“Obalanço é extremamente positivo” até porque “tem um valor simbólico para nós”, no sentido de que há um ano, “quando fizemos a apresentação do 5G, tinha dito que o 5G ia ser uma grande aposta da NOS e um ano depois é a aposta da NOS”, salientou Jorge Graça.

A NOS fez um investimento no desenvolvimento da rede de quinta geração de “cerca de 420 milhões de euros, são mais de 4.000 estações base que entregámos, mesmo num contexto de extrema dificuldade”, isto porque “continua a haver problemas na Ucrânia, continua a haver problemas nas cadeias de abastecimento” e contratar pessoas também é uma dificuldade, acrescentou.

A operadora prevê “mais 110 milhões de euros nos próximos anos” de investimento no seu Hub 5G.

Jorge Graça destacou a importância do Hub 5G e o seu “impacto transformador”, dando dois exemplos.

No NOS Alive “foi possível trazer uma experiência para uma pessoa que não se consegue deslocar”, que passou por colocá-la a interagir com os Queens of the Stone Age, que era a sua banda favorita.

“Sem 5G não conseguia dar esta experiência à pessoa”, referiu.

A outra tem a ver com a recolha de dados do som de um concerto, que permite em tempo real “saber o que está a acontecer” e “medir os sentimentos do público à medida que a música” passa, dando como exemplo “o impacto da entrada de Jorge Palma” no NOS Alive.

Estes exemplos são extensões do que é desenvolvido a partir do NOS Hub 5G.

“Somos a quarta empresa com mais pedidos de patentes em 2022, é um salto gigantesco, e somos a terceira empresa que mais investiu em investigação e desenvolvimento em Portugal”, referiu.

Por ocasião do aniversário do NOS Hub 5G, também hoje arranca a Test Bed, que prevê 165 pilotos e um investimento de mais de oito milhões de euros, um projeto que visa potenciar a inovação em quinta geração.

“É uma espécie de catalisador, está muito associado ao tema do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”, referiu.

A Test Bed 5G & Digital Transformation, hoje lançada, enquadra-se na Rede Nacional de Test Beds.

O consórcio é liderado pela NOS, em copromoção da Sonae MC e da Wells, e conta com o INESC TEC, o CEiiA e a Ericsson como parceiros ‘core’ (centrais).