Instalações dos SASUM equipadas com 100 mini-ecopontos

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) são a mais recente entidade a contar com mini-ecopontos para a separação de resíduos sólidos. A medida, fruto de uma candidatura à Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado, desenvolvida pelo Município de Braga e pela CIM do Cávado, visa incutir na população valores de preservação ambiental.

No total, são 100 mini-ecopontos entregues pela BRAVAL que passarão a estar disponíveis nas residências universitárias, nos bares e unidades alimentares da UMinho, assim como no complexo desportivo universitário de Gualtar.

“Com esta iniciativa estamos a dar passos sólidos rumo a uma sociedade mais sustentável e amiga do ambiente. Pretendemos sensibilizar todos os públicos para as questões ambientais e para a importância da separação dos resíduos. Aqui na UMinho esta campanha vai abranger cerca de seis a sete mil estudantes e queremos que a separação passe a ser um hábito que comece em contexto escolar e seja replicado em casa, em conjunto com as suas famílias”, referiu Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, durante a entrega simbólica dos mini-ecopontos que decorreu esta Segunda-feira, 25 de Junho, na residência universitária Carlos Lloyd Braga, em Braga.

Durante a entrega dos mini-ecopontos, onde também estiveram presentes o administrador dos SASUM, António Paisana, e o presidente da Associação Académica, Nuno Reis, o director-geral da BRAVAL, Pedro Machado, explicou que a sociedade portuguesa tem evoluído muito nas questões ambientais e deixou uma meta para o futuro. “Em 2017 a BRAVAL recolheu 16 mil toneladas de resíduos sólidos e, em 2020, queremos chegar às 25 mil toneladas. Para isso é necessário envolver a população e as instituições e realizar acções de sensibilização para que a nossa sociedade seja mais verde e amiga do ambiente”.

Com esta medida, os SASUM esperam reforçar a promoção da economia circular e a reciclagem nas instalações afectas aos seus serviços, que são frequentadas por milhares de utentes e nas quais existe um consumo muito significativo de recursos.