Diretora do serviço de Farmácia do Hospital de Penafiel é demitida após falha que inutilizou 600 doses da vacina

A diretora do serviço de Farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega foi demitida após uma falha na refrigeração, na última semana, que inutilizou 113 frascos de vacinas contra a covid-19, que seriam utilizadas para imunizar 600 profissionais de saúde, segundo o Jornal de Notícias.

O lote de vacinas foi então danificado por uma falha no sistema de refrigeração da farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, impossibilitando a sua utilização.

Fonte do Conselho de Administração afirmou, na semana passada, que “tudo indica que a falha estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital”.

O problema ocorreu com 113 frascos (cada um daria para cinco ou seis vacinas) que tinham chegado na segunda-feira ao hospital e deviam ter sido administradas na terça-feira.

Segundo a mesma fonte, “o Conselho de Administração ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime”.

Perante o incidente, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa “realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas”, adiantou ainda a unidade hospitalar.