A garantia foi avançada, em Lisboa, pelas Infraestruturas de Portugal (IP), no âmbito da reunião solicitada pela Câmara Municipal de Vila Verde e Juntas de Freguesias. A reunião de trabalho realizou-se ontem, dia 5 de dezembro, com o objetivo de discutir o ponto da situação das acessibilidades a Vila Verde, na qual as IP reiteraram o envio do projeto de execução da requalificação total da EN101 ao Município de Vila Verde em janeiro próximo, estando o lançamento do concurso, no valor superior a 8 milhões de euros, previsto para junho de 2019.

A empreitada de requalificação total da EN101 irá incrementar o nível da segurança rodoviária desta importante via de comunicação em Vila Verde, com a substituição integral do pavimento, a criação de passeios em toda a sua extensão, assim como, com a reabilitação e/ou execução de novos sistemas de drenagem de águas pluviais.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela considera que, “este é um anseio antigo dos Vilaverdenses. O troço e estado atual da EN101 no Concelho de Vila Verde já não satisfaz os utentes com a dignidade e segurança compatíveis aos níveis de desenvolvimento atingidos pelo Concelho de Vila Verde. Esta empreitada é uma necessidade premente que pretendemos ver concluída os mais brevemente possível.”

No âmbito da mesma reunião, o Edil Vilaverdense e os autarcas locais presentes, demonstram novamente aos responsáveis das IP a necessidade de incluir nesta empreitada da requalificação da EN101 a supressão do traçado sinuoso a norte do Concelho e da construção urgente de uma variante a Vila Verde. Apesar da requalificação total da EN101, a concretizar-se, ser um avanço importante na segurança da circulação automóvel e pedonal, esta empreitada não vai seguramente melhorar o congestionamento para além dos limites razoáveis desta via.

Para António Vilela “atravessar neste momento o centro urbano de Vila Verde está a tornar-se um pesadelo para os milhares de munícipes que diariamente têm de utilizar a EN101 para se deslocarem para os seus diversos afazeres. Este transtorno não é benéfico para os automobilistas, mas sobretudo, não é o sentimento que pretendemos transmitir do concelho de Vila Verde.”

O edil Vilaverdense afirma com mágoa “o tecido empresarial a Norte do Concelho está a ser prejudicado dia após dia pela inoperância do Estado Central a esta necessidade. Para além da insatisfação do tecido empresarial atual, muitas são as empresas que pretendem instalar as suas novas unidades em Vila Verde, mas encontram severos obstáculos na mobilidade de pessoas e mercadorias na EN101, optando por outros locais. Não baixaremos os braços enquanto o poder central não contemplar Vila Verde com a construção prioritária de uma variante à EN101.”