5,8 milhões foi o número de pessoas que assistiu, em Portugal, aos conteúdos TV e Web da 8.ª edição do festival.
Mais de 150 horas de emissão de rádio, ao vivo.
Pelo recinto passaram 278 mil pessoas, num total de 57 horas de festa e música, numa edição que contou com mais 260 acts de música e entretenimento.
A 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa, que decorreu nos passados dias 23, 24, 29 e 30 de junho, impactou 5,8 milhões de pessoas que, em Portugal, assistiram às transmissões televisivas (SIC, SIC Radical, SIC Mulher e SIC Notícias) e cobertura Web do festival. A este número somam-se, ainda, as mais de 150 horas de emissão ao vivo pelas rádios do Grupo Renascença Multimédia.
Durante os quatro dias de evento, a Marktest inquiriu 405 pessoas do público para um Estudo de Recinto. Os resultados preliminares indicam que 95% dos inquiridos atribuiu nota máxima a esta edição, revelando estarem “Muito” e “Muitíssimo Satisfeitos” com o evento, enquanto 70% dos inquiridos tem intenção de marcar presença na próxima edição. O “Ambiente/Convívio”, o “Cartaz” e as “Atividades” foram os tópicos mais destacados pelos inquiridos no recinto.
As redes sociais foram, também, um dos principais veículos de comunicação do festival, onde foram feitos 2.256 publicações com conteúdos dinâmicos no Facebook, Instagram e Twitter, bem como vários vídeos em direto durante os dias do evento, gerando cerca de 30 milhões de impactos. No Twitter o Rock in Rio-Lisboa também esteve em destaque, tendo figurado por 21 vezes nos Trending Topics de Portugal.
Também o site oficial do Rock in Rio-Lisboa atesta o sucesso da edição. 1.252.813 milhões de visitantes únicos acederam ao site para acompanhar tudo o que se passava na Cidade do Rock e consultar informações sobre cartaz, acessos ao recinto, transportes, entre outras. Nesta edição, a transmissão online teve mais de 56 horas live e com oito sinais diferentes de streaming que permitiram mostrar, a quem estava fora da Cidade do Rock, tudo o que nesta ia acontecendo, desde os concertos no Palco Mundo, aos espetáculos do Super Bock Digital Stage, aos vários pontos de diversão e entretenimento do recinto como as Somerby Pool Parties do Music Valley, as animações da EDP Rock Street e o ambiente geral do Parque da Bela Vista.
“O balanço desta edição não poderia ser mais positivo. A aposta nas novas indústrias revelou-se um sucesso, com o Super Bock Digital Stage, a arena de Gaming Worten Game Ring ou o Time Out Market Rock in Rio sempre cheios e a receber os mais altos elogios. O Music Valley foi, também, um autêntico fenómeno com aglomerados de público desde cedo, a assistir a toda a programação. Estamos muito orgulhosos com a qualidade do evento que entregámos ao público e não há dúvidas quanto ao poder de engagement e força de comunicação do Rock in Rio que, além de ser o maior evento de música e entretenimento do mundo, é uma plataforma capaz de gerar um impacto enorme no mercado da comunicação, alcançando milhões de pessoas”, afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
A aplicação do Rock in Rio-Lisboa desenvolvida pela Vodafone também encontrou no público grande recetividade, registando mais do dobro de downloads e utilizadores registados que na edição anterior. Uma ferramenta, não só, de informação como, também, de entretenimento com vários jogos incorporados.
A 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa em números
57 horas de música
264 acts musicais/entretenimento
18.999 pessoas andaram na Roda-gigante (das quais 7.906 foram reservadas através da solução Vodafone Smart Check-in)
3.611 pessoas andaram no slide (das quais 1.459 foram reservadas através da solução Vodafone Smart Check-in)
90.000 copos de Somersby consumidos
360.000 copos de Super Bock consumidos
62.500 copos de Pepsi consumidos
55.000 sofás Vodafone distribuídos
7 estruturas de carregamento de telemóveis, equivalentes a cerca de 750 pontos de energia
No dia 24 de junho (Bruno Mars) o tráfego de dados móveis na rede Vodafone igualou o volume registado em toda a edição de 2016. No total dos três primeiros dias da edição de 2018, este valor duplicou face aos cinco dias de festival em 2016