A Câmara de Guimarães instalou um sistema “inovador” com recurso a sensores, o CWAY, que alerta os condutores quando um peão vai atravessar a passadeira.

O projeto, integrado no Guimarães Living Lab, promovido pela autarquia em parceria com a Communicate Way (CWAY) e que abrange para já a Avenida D. João IV, “serve-se essencialmente de passadeiras onde existe grande fluxo de trânsito e visibilidade reduzida, para atuar como um elemento de alerta ativa”, explica a autarquia em comunicado.

O sistema avisa “por meio de sinal luminoso os condutores de veículos perante a existência de peões a realizar a travessia da passadeira”. Perante o sinal luminoso, explana a autarquia, “os condutores conseguem perceber, atempadamente, as condições de travessia existentes, podendo assim adaptar a sua velocidade de circulação, prevenindo acidentes”.

Aquela solução, desenvolvida pela Communicate Way e com parceiros como a Bosch, Siemens e a Exporlux, é “um equipamento energeticamente eficiente e sustentável e permite também uma eficaz gestão da iluminação da passadeira”.

O Guimarães Living Lab apresenta-se como um espaço de reflexão e de investigação e desenvolvimento de projetos-piloto, inovadores e replicáveis, que impulsionem novas maneiras de abordar questões relevantes para a cidade.

O conceito de laboratório vivo pretende ser placo do desenvolvimento do conhecimento e da experimentação de soluções de inteligência urbana em contexto real, numa lógica de inovação aberta e cocriação, tendo o cidadão como ator principal.