É o evento número 380 da Cidade Europeia do Desporto e acontece já este fim-de-semana. Trata-se do 20º Europeu de Karaté WADO WIKF e vai decorrer no Fórum Braga. No mundial marcarão presença cerca de 1000 atletas de 17 países.

“É uma honra enorme termos, em Braga, um evento desta grandeza, que nos levou a uma preparação com muito detalhe. Estamos há dois anos em preparação para este evento, desde que foi aprovado no último evento na Holanda. Estamos com aproximadamente cerca de 1000 atelas oficiais envolvidos, com uma logística enorme”, disse Joaquim Gonçalves, Presidente da Associação Wado Internacional Karaté.

A vereadora do desporto, Sameiro Araújo, sublinhou que faz todo o sentido a realização do mundial de Karaté em Braga porque “é uma modalidade que tem vindo a crescer muito em Braga”. “São largas centenas de praticantes, reflexo de três ou quatro entidades que são muito dinâmicas e que trabalham na promoção da modalidade”.

O Karaté será modalidade olímpica em 2020. “Esperemos que este campeonato sirva para uma maior dinamização da prática desportiva em geral e do karaté em particular”, sublinhou Sameiro Araújo.

O autarca Ricardo Rio sublinhou a mais-valia do karaté para os praticantes e a necessidade de criar condições para a prática da modalidade em Braga. “Queremos eventos que ajudem a divulgar de forma eclética todas as modalidades e temos tentado fazê-lo, com grandes competições e também com actividade mais informais”, assegurou.

O autarca recordou que esta é uma modalidade “com valores muito próprios, para lá da componente desportiva, e é uma mais-valia muito grande para os praticantes do ponto de vista da formação humana”, referiu.