Estudante trava deportação. “Não é certo mandar pessoas para o inferno”

Elin Ersson protestou de pé num avião no aeroporto de Gotemburgo contra a deportação de um afegão cujo pedido de asilo foi rejeitado pelas autoridades suecas

De pé contra a deportação de um afegão. Uma estudante sueca recusou-se na segunda-feira a sentar num avião no aeroporto de Gothenburg até que o refugiado fosse retirado do avião. E conseguiu. Elin Ersson não segurou as lágrimas durante o dramático protesto que transmitiu ao vivo no Facebook. O vídeo tornou-se viral e até esta quarta-feira já teve mais de dois milhões de visualizações.

No interior do avião, Ersson, que se identifica na rede social como sendo estudante na universidade de Gotemburgo, filmava-se enquanto explicava os motivos do seu protesto. Ao longo de tensos 14 minutos, a sueca resistiu às vozes críticas de alguns dos passageiros, um dos quais até lhe tentou tirar à força o telemóvel, e às tentativas da tripulação em sentar-se.

“Estou a fazer o que posso para salvar a vida de uma pessoa”

“O que é mais importante? Uma vida ou o seu tempo. Quero que ele saia do avião porque no Afeganistão ele não está seguro. Estou a tentar mudar as leis do meu país. Não concordo com elas. Não é certo mandar as pessoas para o inferno”, reagia Ersson, manifestando-se contra a política de deportação da Suécia, que considera o Afeganistão um país seguro. “Provavelmente ele vai ser morto [no Afeganistão]”, alertou.

A jovem sueca não desarmou e manteve o protesto a favor do refugiado, de 52 anos. “Enquanto uma pessoa estiver de pé, o piloto não pode descolar. Tudo o que eu quero é parar a deportação”, sublinhava. “Estou a fazer o que posso para salvar a vida de uma pessoa”.

A determinação da estudante deu resultados: O afegão acabou por ser levado para fora do avião, escoltado por elementos do serviço prisional sueco, relata a BBC. Um momento que deixou a estudante em lágrimas enquanto se ouvia os aplausos da maioria dos passageiros que estavam naquele avião.

As lágrimas de Elin Ersson quando é informada que o refugiado afegão vai ser retirado do avião© Facebook Elin Ersson
A empresa pública que gere a maior parte dos aeroportos suecos, Swedavia, confirmou que o requerente de asilo saiu do avião, assim como a jovem estudante.

De acordo com o The Guardian , que cita a imprensa sueca, Elin Ersson comprou um bilhete para a Turquia depois de saber, juntamente com outros ativistas, que um afegão iria estar no voo para ser deportado.

Apesar dos esforços de Ersson, as autoridades suecas mantêm, no entanto, a decisão de deportar o afegão, que está sob custódia das autoridades, revela a estação de rádio alemã Deutsche Welle (DW).

Já a estudante sueca, apesar de considerar que não infringiu nenhuma regra, pode enfrentar, de acordo com o DW, uma multa ou seis meses de prisão por não obedecer às ordens do comandante do avião.

Um protesto que captou as atenções para a política de imigração da Suécia. No início do ano, o país de Ersson anunciou que iria repatriar cerca de 80 mil migrantes, quase metade dos 163 mil que chegaram em 2017 ao território sueco.

REFUGIADOS