Marchadora de Rio Maior fez história esta terça-feira, já que foi a primeira vez que a prova mais longa do atletismo foi disputada por mulheres em Europeus. Junta título continental ao mundial

Depois do título mundial, o europeu. Inês Henriques venceu esta terça-feira a prova de 50 quilómetros marcha dos Europeus de atletismo, que se estão a realizar em Berlim, na Alemanha.

A marchadora portuguesa completou a prova em 4:09:20, numa edição história, já que foi a primeira vez que a prova mais longa do atletismo foi disputada por mulheres em Europeus, um ano depois da estreia da especialidade em Mundiais, em Londres, também com vitória da atleta do CN Rio Maior.

Depois de ter batido a concorrência de seis adversárias nos Mundiais, desta vez Inês Henriques teve se bater com 18 oponentes, mas nem isso lhe impediu um triunfo por uma margem bastante confortável, que garantiu a 15.ª medalha de ouro de sempre a Portugal em Europeus de atletismo.

Por bater ficou o recorde do mundo, que já foi seu mas que agora está na posse a chinesa Liang Rui, que a marchar em Taicang, no seu país, cruzou a meta em 4:04:36, a 5 de maio deste ano, no Campeonato do Mundo de Nações. O melhor registo da portuguesa continua a ser os 4:05:56 alcançados a 13 de agosto do ano passado nos Mundiais de Londres.

Em simultâneo, realizou-se a competição masculina, vencida pelo ucraniano Maryan Zakalnytskyy (3:46:32), seguido do eslovaco Matej Tóth (3:47:27) e do bielorrusso Dzmitry Dziubin (3:47:59).