Os concertos serão no exterior do Teatro Gil Vicente, havendo ainda sessões de “free jazz” na Frente Ribeirinha da Azenha.

A portuguesa Maria João, o inglês Jake McMurchie e o suíço Julian Sartorius são alguns dos nomes do cartaz do festival “Jazz ao Largo”, que vai decorrer de 12 a 16 de setembro, em Barcelos, anunciou hoje o município.

No festival, vão ainda participar os portugueses Lokomotiv, de Carlos Barretto, e a banda Jade, um projeto liderado pelo inglês Nick Malcolm.

Nesta terceira edição, o festival apresenta como novidade a apresentação do filme “Sherlock Jr.”, de Buster Keaton, que será musicado ao vivo pelo NIB-Núcleo de Improvisação Barcelense.

O NIB é um projeto de músicos de Barcelos, formado por Ricardino Lomba (eletrónicas), José Moutinho (guitarra), Helena Silva (violino) e Filipe Coelho (esculturas sónicas), que vai protagonizar um “espetáculo único”, criando música improvisada em tempo real sobre o referido filme.

Este espetáculo vai abrir a terceira edição do Jazz ao Largo.

A programação prossegue com os concertos no exterior do Teatro Gil Vicente de Lokomotiv (dia 13), Jade (dia 14) e Maria João e o Ogre Electric Trio (dia 15).

A Frente Ribeirinha da Azenha volta a ser palco de sessões de free jazz, durante a tarde, com início às 17h00, por onde irão passar Jake McMurchie (dia 15) e Julian Sartorius (dia 16), que encerra o evento.

O festival oferece ainda um workshop de improvisação, liderado por Jake McMurchie.