Os sócios do Vitória de Guimarães vão pronunciar-se sobre o aumento de investimento no futebol e as eventuais mudanças no pacto social entre a SAD e o clube, no dia 8 de setembro, em Assembleia Geral (AG) extraordinária.

A direção liderada por Júlio Mendes entende, num documento publicado na sexta-feira, no sítio oficial do Vitória na Internet, que a SAD, cinco anos depois da sua constituição, em 2013, precisa de «um novo projeto desportivo», que terá «necessariamente de assentar em novos investimentos» para garantir a luta pelos primeiros lugares do campeonato.

«A Vitória SAD deverá assumir a implementação de um projeto desportivo que vise não só garantir anualmente o acesso às competições europeias como também competir, em cada época desportiva, com legitimas aspirações, por uma classificação entre os primeiros lugares da I Liga», lê-se.

Para poderem discutir o assunto, os sócios vão votar primeiro a inclusão de uma alínea no artigo 27.º dos estatutos do clube, que prevê a discussão, em AG, de «possíveis alterações aos pactos sociais de sociedades anónimas desportivas das quais o clube seja acionista».

A alteração proposta pela direção vitoriana visa o «desaparecimento do direito de veto» do clube face à nomeação de membros para o Conselho de Administração da SAD, com a exceção da função de presidente, cuja indicação mantém-se sob a alçada do clube – Júlio Mendes lidera a SAD desde 2013.

A entrada de um investidor, mostra o documento, requer também que o clube mantenha a participação de 40% no capital social da SAD – o acionista maioritário é Mário Ferreira – e «o direito de veto» quanto à eleição dos membros dos restantes órgãos da SAD – a Assembleia Geral e o Fiscal Único