Sabia que este indicador é um sintoma de cancro?

m Portugal, todos os anos são diagnosticados mais de 350 novos casos de cancro do ovário, uma patologia oncológica silenciosa com uma elevada taxa de mortalidade, na ordem dos 70%, devido ao diagnóstico da doença em fase avançada.

De acordo com uma nova pesquisa britânica, a vontade constante de ir à casa de banho para urinar é um dos sintomas de cancro do ovário mais comuns e ao mesmo tempo mais desvalorizado.

O inquérito foi realizado pela organização Target Ovarian Cancer e revelou ainda que experienciar dor abdominal, a sensação de inchaço ou de estar enfartado são outros sinais deste tipo de cancro geralmente ignorados pelas mulheres.

A organização britânica procedeu à realização daquele inquérito com o intuito de conseguir fundos para a realização de mais pesquisas científicas que analisem e combatam a doença cancerígena – segundo aquela entidade, nos últimos anos os estudos terão diminuído em cerca de 34%.

A Target Ovarian Cancer espera ainda sensibilizar as mulheres para que permaneçam atentas a potenciais sintomas, de modo a serem diagnosticadas mas precocemente e dessa forma aumentarem as suas hipóteses de sobrevivência.

O cancro nos ovários é particularmente difícil de diagnosticar, e estima-se que cerca de 44% dos médicos notem os sintomas já numa fase mais avançada da doença.

Outros sintomas da patologia incluem: a sensação de fadiga extrema, perda de peso súbita e inexplicável e perda do apetite.

Kath Pinder, porta-voz da Target Ovarian Cancer disse à publicação Daily Star Online, que as mulheres devem procurar um médico caso experienciem algum desses sintomas mais de 12 vezes por mês.

E acrescentou: “Às vezes ajuda manter um diário dos sintomas, para que se recorde e mantenha um registo que possa mostrar a um especialista clínico”.