No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2018, o Município de Braga promoveu um ciclo de debates e sessões de esclarecimentos sobre a eliminação das barreiras urbanísticas em Montélios, na envolvente da Torre Europa, na envolvente da Makro e na Quinta da Fonte.

Este projecto-piloto, integrado no “(Con)Viver o Bairro” e enquadrado no Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Braga, visa a promoção dos modos sustentáveis, o aumento da segurança rodoviária, a melhoria da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, a gestão do estacionamento e circulação viária, a redução dos níveis de gases de efeito de estufa e a consequente melhoria da qualidade de vida das populações.
As sessões de esclarecimento tiveram como objectivo a auscultação dos moradores de cada uma das áreas referidas, assim como dos presidentes das respectivas Juntas de Freguesia de S. Victor e S. Vicente e da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe.

Para o vereador Miguel Bandeira, este é um projecto-piloto que, no futuro, se pretende alargar a outras urbanizações e que vai humanizar uma área onde se perdeu a vivência urbana fundamental para as relações de vizinhança e para o usufruto do espaço público. “Acreditamos que esta auscultação ajuda a construir relações de confiança e diálogo com os cidadãos, promovendo projectos que vão ao encontro das necessidades das pessoas em harmonia com a Cidade.”
No terreno, os projectos serão concretizados através da implementação de percursos pedonais acessíveis e confortáveis, privilegiando a circulação por parte de pessoas com mobilidade reduzida através da implementação de passadeiras/cruzamentos sobrelevados, que funcionam como medida de acalmia de tráfego. “São quase 7.000 metros lineares de percursos pedonais inacessíveis que vamos corrigir, o que representa 37% dos percursos existentes. Serão áreas totalmente acessíveis a todos e para todos”, acrescenta Miguel Bandeira.