Prevenir, apoiar e combater é o mote do ‘Outubro Rosa’, um programa promovido pelo Município de Braga, em parceria com o Hospital de Braga, Rosa Vida / Gabinete de Apoio Oncológico, Delegação de Braga da Liga Portuguesa contra o Cancro e Movimento Vencer, que visa apoiar as vítimas de cancro da mama e seus familiares.

Na apresentação da iniciativa, realizada hoje, 28 de Setembro, a vereadora Sameiro Araújo salientou que o ‘Outubro Rosa’ é um programa que tem o mérito de unir vontades de diversas entidades com objectivos comuns e que pretende “celebrar a vida” de todos quantos conseguiram ultrapassar a doença.

“Este mês pretende acima de tudo sensibilizar a população para a importância da prevenção, elemento fundamental para o sucesso na cura, mas também ajudar todos os que ultrapassaram a doença a regressar à sua vida normal adoptando um estilo de vida saudável”, referiu, salientando que o programa vai de encontro às solicitações das entidades presentes e visa atingir o maior número possível de pessoas possível.

Congresso Oncológico, Pink Run e Concerto Rosa são destaques do programa

O programa ‘Outubro Rosa’ inicia-se com o ´Concurso Pulseira de Charme´, que decorre de 1 a 17 de Outubro e consiste numa acção de sensibilização em parceria com os Agrupamentos de Escolas da cidade de Braga.

Dia 3 terá lugar, na Vila Galé Braga, o “Jantar Rosa Vida”, um evento com fins solidários cujas verbas angariadas revertem a favor da Associação Rosa Vida.

No dia 12 de Outubro realiza-se, Auditório do Conservatório Bonfim às 21h00, a “Tertúlia Rosa – Otimismo, resiliência e qualidade de vida no Cancro da mama”, que contempla a visualização do documentário premiado “Ciça – Filha do Vento” e uma tertúlia com técnicos de saúde da área de oncologia.

Já no dia 19 de Outubro decorre, no Hospital de Braga, das 10h00 às 12h00, uma acção ministrada por enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga para um diagnóstico precoce, intitulado “Cancro da mama: sensibilizar para a prevenção”. No mesmo dia o Hospital de Braga recebe o workshop “Auto maquilhagem na doente oncológica”, às 15h00, e uma Palestra ministrada por uma psicóloga do Hospital de Braga denominada “Cancro a partir de um desafio”, às 16h00. O dia termina com um lanche/convívio com utentes, amigos e familiares, às 17h00.

No dia 20 de Outubro terá lugar, no Forum Braga, um dos pontos altos do programa, o Congresso Oncológico. Trata-se de um evento nacional transdisciplinar, que integra profissionais como médicos, enfermeiros, fisiatras, fisioterapeutas, técnicos do exercício físico, psicólogos, nutricionistas e auxiliares da área da saúde, e que tem como objectivo dar a conhecer o que na área da Oncologia há de mais avançado para o tratamento do Cancro, em particular da mama.

No dia seguinte, 21 de Outubro, realiza-se a Pink Run, uma caminhada com fins solidários cujas verbas angariadas revertem a favor das Associações da organização do Outubro Rosa.

Dia 26 de Outubro, às 21h00, o Auditório Vita será palco de um concerto com fins solidários cujas verbas angariadas revertem a favor da Delegação de Braga da Liga Portuguesa contra o Cancro. No mesmo dia tem lugar, no Campo da Caseta, o ´Jogo Solidário Braga Warriors´, uma partida com fins solidários.

Por fim, o programa encerra dia 31 de Outubro, às 09h30, com a actividade “Vencer e viver o Cancro”, uma acção de sensibilização junto dos utentes e cuidadores do Hospital de Braga.