Braga lidera candidatura das ‘Vias Romanas’ a Itinerário Cultural Europeu

O Município de Braga procedeu à entrega da candidatura das vias romanas europeias a itinerário cultural europeu durante o 8.º Forum do Conselho Europeu das Rotas Culturais, que teve lugar em Görlitz, na Alemanha. O dossiê foi entregue pelo vereador do Património, Miguel Bandeira, ao director do Instituto de Itinerários Culturais do Concelho da Europa, Stefano Dominioni.

“Este é um passo fundamental para o reconhecimento da importância de Braga no contexto da rede de vias romanas europeias e para a projecção internacional do nosso património”, salientou Miguel Bandeira.

O Forum do Conselho Europeu das Rotas Culturais teve a participação dos mais altos representantes das instituições ligadas à gestão do património cultural e turístico das cerca de três dezenas de rotas culturais actualmente classificadas. Este encontro constituiu o momento oportuno para a troca de ideias e experiências entre os mais diversos participantes, e o lugar privilegiado para se promover a divulgação do vasto e rico património arqueológico Bracarense.

A Cidade de Braga esteve presente em associação com a rota romana “Via de La Plata”, representando as cidades de Gijón (Espanha), Ljujbljana (Eslovénia), Arlon (Bélgica), Alésia (França) e Udine (Itália), que se espera venha a ser classificada como Itinerário Cultural Europeu, titulo atribuído pelo Conselho da Europa.