Modelo colaborativo inovador em torno da formação artística alargada teve início esta quinta-feira, 27 de setembro.

Parceria entre o Centro Internacional das Artes José detem a ambição de fundar em Guimarães um modelo colaborativo e inovador para a formação artística, com a participação dos alunos que estão a frequentar o curso recém-criado de Artes Visuais, a funcionar no polo de Azurém. O Município de Guimarães abraçou desde a primeira hora este curso, ancorado na Escola de Arquitetura, e prova disso é a conversão da Garagem Avenida para acolher este curso.

“Esta cooperação permitirá a valorização do curso da Universidade do Minho, assim, como da formação desejada pelos alunos, e tudo o que diz respeito à cultura em Guimarães”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que marcou presença na abertura do primeiro Seminário conjunto, realizado esta quinta-feira, 27 de setembro, dirigindo-se aos 25 alunos que integram o novo curso de Artes Visuais.

“Através desta vertente de formação nas artes foi colmatada uma lacuna e a relação será benéfica para ambas as partes, na medida em que o CIAJG reforça o seu papel de um centro de excelência e os próprios alunos terão possibilidade do contacto com experiências, numa cidade de cultura e cosmopolita como é Guimarães”, vincou Adelina Pinto.

Neste primeiro encontro da parceria estabelecida entre CIAJG e UMinho, os alunos do Curso de Artes Visuais participaram na Conversa entre o artista Pedro A. H. Paixão e o filósofo Jorge Leandro Rosa, a propósito da exposição antológica “Mundo Flutuante”. O Seminário conjunto baseia-se no programa de conversas públicas, a decorrer uma vez por mês, à exceção de dezembro, julho e agosto.