No próximo ano há cinco fins-de-semana prolongados e apenas um feriado a meio da semana.


cerca de dois meses do ano acabar, é tempo de começar a planear 2023 e nada melhor do que começar pelas férias e escapadinhas.https://8f5a72f11f490a70a7400de7f607c0bc.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para ajudá-lo a organizar a sua agenda, deixamos aqui a lista de feriados e pontes que poderá fazer para acrescentar dias de descanso às suas férias. Desde já, deixamos uma boa notícia: No próximo ano há cinco fins-de-semana prolongados.

Mas comecemos pelo início. No primeiro mês do ano não há feriados para aproveitar, pois o dia 1 de janeiro calha num domingo.

Já em fevereiro, poderá dar azo à fantasia e fazer uma ponte de quatro dias, pois na terça-feira, dia 21, celebra-se o Carnaval. Apesar deste não ser um feriado oficial, normalmente os funcionários do setor público têm tolerância de ponto nesse dia. Já no privado, depende das empresas.

Em março não há feriados, mas em abril pode contar com dois, um fim de semana prolongado e, quiçá, uma ponte. A Sexta-feira Santa calha a 7 de abril, mesmo antes da Páscoa que, em 2023, se assinala a 9. Já o Dia da Liberdade, 25 de abril, calha numa terça-feira.

Maio começa numa segunda-feira e logo com o feriado do Dia do Trabalhador (1), oferecendo assim mais um fim de semana prolongado.

À entrada do verão, junho será em 2023, como sempre, o mês com mais pontes e fins de semana prolongados, pois aos feriados nacionais juntam-se os municipais. Começamos com o Corpo de Deus que, este ano, calha no dia 8, gerando mais uma oportunidade de fazer ponte.

Dia 10 de junho, Dia de Portugal, é um sábado. Já 13, dia em que se celebra o Santo António, calha numa terça-feira e, pelo menos em Lisboa, é feriado. Menos sorte tem quem tem como padroeiro o São João. É que dia 24 de junho é um sábado.

Em julho não há feriados nacionais, mas pouco tempo depois chega o tão esperado 15 de agosto, dia da Assunção da Nossa Senhora, e com ele mais uma oportunidade de fazer ponte, visto que calha numa terça-feira.

De agosto saltamos para quinta-feira, 5 de outubro, Dia da Implantação da República. Se ainda tiver dias para gastar, pode meter a sexta-feira e ficar com um fim de semana de quatro dias.

No próximo ano, o mês de novembro começa a uma quarta-feira e com o único feriado do ano a meio da semana: O Dia de Todos os Santos .

Para terminar 2023 em grande, temos três feriados, com três fins de semana prolongados, em dezembro. A 1, temos o Dia da Restauração da Independência, e a 8 o Dia da Imaculada Conceição, ambos numa sexta-feira. Já o Dia de Natal, 25 de dezembro, calha numa segunda-feira.