Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto encerrado

O Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto foi encerrado, ao início da tarde desta segunda-feira, devido a um cheiro intenso a esgoto que estava a causar mal-estar a utentes e funcionários.

“É uma situação recorrente ao longo de todos estes anos, mas já há algum tempo que não acontecia”, confirmou, ao JN, Sá Nogueira, coordenador desta unidade. O clínico explicou que o edifício está construído “abaixo do nível freático de uma ribeira e tem um sistema de bombagem dos esgotos que, não sabemos ao certo o que aconteceu, mas poderá ter entupido, causando uma inundação de esgotos num dos pisos”. Sá Nogueira contou que “de manhã o cheiro já era intenso mas quem entrou de tarde sentiu-se mal, houve gente a vomitar e foi decidido, com a Delegada de Saúde, fechar temporariamente o Centro de Saúde”.

A situação irá manter-se “à espera que haja condições de salubridade”, mas equipas da Câmara Municipal já estão no local a tentar reparar a situação.

Entretanto, há profissionais de saúde em vigilância. Junto do edifício para acudir a qualquer situação e, dependendo da gravidade, poderão ser transferidas de imediato para hospitais dos concelhos mais próximos, Fafe ou Guimarães.