Através de soluções de mobiliário urbano, o projeto “Guimarães 5G Ready” apresenta um conjunto de serviços e captação de recursos na área digital.

O projeto piloto na área da comunicação em redes 5G, designado por “Guimarães 5G Ready”, foi apresentado esta sexta-feira, 07 de junho, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost. Trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional e que consiste na comunicação em alta velocidade e baixa latência, baseado em soluções de mobiliário urbano inteligente, com células de rede 5G.

Na base da mudança do paradigma nas telecomunicações, este projeto assenta em recursos de mobiliário urbano, como postes de iluminação, multiplicando as funções para as telecomunicações ou até de gestão de parquímetros, serviço de carregadores de viaturas elétricas, câmaras de vídeos de segurança e rede wifi, entre outros. O representante da empresa Smart Lamppost, João Faria, destaca “o princípio de muita coisa que pode acontecer”. João Faria aponta que “o futuro chegou ao nível da rua” e com a multiplicação dos serviços através da iluminação pública, pode ser criado um Data Center “como fonte de proveito no sentido de serem vendidos ou alugados esses serviços aos operadores e rentabilizar o mobiliário urbano”.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, destaca a “inovação do processo de transformação digital, com Guimarães na vanguarda da era digital” e, simultaneamente, a dar “mais um passo no conceito da sustentabilidade ambiental”.

Domingos Bragança realçou a “solução prática para o carregamento de viaturas elétricas, transformando os postes de iluminação pública das nossas ruas, entre outras funções digitais, em postos de carregamento dos automóveis elétricos”, a título de exemplo, e assim dar o contributo para combater as alterações climáticas com a redução do dióxido de carbono. O Presidente da Câmara evidenciou “a capacitação da era digital no território de Guimarães”, enaltecendo ainda a colaboração dos vários parceiros. “Trata-se de um projeto piloto e faremos tudo para que este projeto tenha sucesso, saindo de Guimarães um exemplo que poderá ser generalizado em todo o mundo, numa época digital que está a transformar a vida das pessoas e pela via protetora da natureza”, sublinhou.

A Câmara Municipal de Guimarães pretende recorrer a fundos comunitários para o desenvolvimento deste projeto inovador, contando ainda com o apoio dos parceiros tecnológicos.

“Guimarães 5G Ready” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Smart Lamppost, servindo numa primeira instância para teste de transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real. Futuramente será possível disponibilizar esta infraestrutura às universidades, centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho da cidade e à região do Quadrilátero, colocando Guimarães como pioneira na disponibilização de redes 5G, no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência, inteligência artificial, transmissão de vídeo, entre outras.

A sessão contou com ainda com a presença do Vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico do Município de Guimarães, Ricardo Costa e dos representantes das empresas Accelleran, Magnum Cap, Ubiwhere, PROEF, Metalogalva, Kuriakos TV, TVI, Huawei, Vodafone, NOS, Altice, EDP-Distribuição, OMTEL, KLC, entre outras.