O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recebeu na última semana uma delegação da Universidade de Shenyang, liderada pelo vice-presidente Wang Xiaochu, ao abrigo do acordo de cooperação existente com aquela cidade chinesa.

Ricardo Rio congratulou-se pela cooperação que tem sido estabelecida com Shenyang, dando como exemplo o desejo da Universidade de Shenyang abrir um Centro de Estudos Portugueses em parceria com a Universidade do Minho. “Temos procurado colaborar com cidades de diferentes partes do globo para estabelecer parcerias concretas e o facto desta cooperação que agora se abre é um bom sinal”, afirmou Ricardo Rio.

Outra das pretensões dos responsáveis da cidade chinesa é criar um programa de intercâmbio entre Shenyang e Braga, quer ao nível de estudantes, mas também ao nível dos docentes. Segundo Ricardo Rio, o “interesse por Portugal e pela nossa língua tem vindo a aumentar na China e esta é também uma oportunidade para aproveitar esse interesse em beneficio da nossa Cidade”.

Um dos pontos altos da visita de dois dias a Braga foi a reunião com responsáveis da Universidade do Minho, nomeadamente com os pró-reitores Carla Martins e Guilherme Pereira, durante a qual foi assinado um Memorando de Entendimento de cooperação entre as duas universidades e que poderá, no futuro, ajudar a concretizar alguns projectos em conjunto, como a criação do Centro de Estudos Portugueses em Shenyang.

A comitiva chinesa reuniu com responsáveis do Município de Braga, da Universidade do Minho e do Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa, tendo ainda visitado a Startup Braga e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia onde foram recebidos por Lars Montelius. No INL ficou estabelecida a possibilidade de uma cooperação mais próxima entre as duas instituições, nomeadamente ao nível da investigação.

A Universidade de Shenyang conta com 17 mil estudantes e é detida pelo governo municipal daquela cidade da Província de Liaoning, no Nordeste da China. Desde que iniciaram relações, esta é a terceira visita de responsáveis de Shenyang a Braga, depois de duas visitas do município chinês. Além da colaboração na área do ensino superior e da investigação, é objectivo de ambas as cidades criarem programas de cooperação nas áreas do desporto, cultura e economia.