Iniciativa decorreu hoje na Escola Calouste Gulbenkian e visa aproximar alunos da ciência

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, recebeu esta quarta-feira, 26 de março, a iniciativa “O Cientista Regressa à Escola”, um projeto desenvolvido pelo Município de Braga em parceria com a Native Scientists.

A iniciativa tem como principal objetivo aproximar cientistas e alunos, levando investigadores de volta às escolas onde estudaram para dinamizar oficinas de ciência e incentivar o gosto pela investigação científica entre os alunos do 4.º ano de escolaridade.

No ano letivo 2023/2024, o projeto abrangerá 15 Escolas Básicas do 1.º Ciclo do concelho, envolvendo um total de 20 turmas. Além de promover a cultura e literacia científica, esta iniciativa pretende ainda desconstruir estereótipos sobre a profissão de cientista, mostrando aos mais novos que esta carreira pode estar ao alcance de qualquer um.

A vereadora Carla Sepúlveda, presente na sessão, destacou a importância do encontro intergeracional, permitindo que antigos alunos regressem às suas escolas como profissionais na área da ciência.

“Trata-se de um projeto estimulante, que reforça a troca de experiências e contribui para uma maior familiarização dos alunos com a esfera científica, num momento em que se preparam para uma nova fase do seu percurso escolar”, referiu a autarca.

No ano letivo anterior, o projeto foi implementado em 16 escolas, abrangendo 20 turmas e 376 alunos. Destes, 128 alunos tiveram o primeiro contacto com um cientista. A iniciativa contou ainda com a participação de 20 professores titulares de turma e foi dinamizada por oito cientistas, que abordaram dez temáticas científicas diferentes.

Com esta aposta, o Município de Braga reforça o compromisso com a educação científica e o incentivo ao pensamento crítico desde os primeiros anos de escolaridade, preparando as novas gerações para um futuro mais inovador e informado.