Município implementa modelo pop-up de vias partilhadas, redução de velocidade e criação de rede ciclável de ligação ao centro da CidadeO Município de Braga está a implementar o modelo pop-up de vias partilhadas entre veículos automóveis e bicicletas, um projecto de segurança rodoviária e de promoção da mobilidade ciclável que testa novas estratégias para a circulação de bicicletas e efectua a ligação em rede ao centro da cidade, principais estabelecimentos escolares e outros polos geradores de mobilidade através de ruas secundárias.O Município de Braga considera determinante reduzir a sinistralidade rodoviária e, para tal, a velocidade de circulação automóvel tem que ser compatível com os modos suaves. Em zonas habitacionais, bem como na proximidade de equipamentos como as escolas, a velocidade de circulação deve ser inferior a 30 km/h. Assim, o projecto será complementado com medidas de acalmia e com a restante rede ciclável segregada que está prevista. Estes circuitos, interligados entre si, estabelecem ligação entre locais estratégicos da Cidade, tais como:

  • – Universidade do Minho (ciclovia da Variante da Encosta)
  • – Conservatório Calouste Gulbenkian
  • – Rua 31 de Janeiro (via ciclável Rio Este)
  • – Escola Carlos Amarante
  • – Escola Francisco Sanches
  • – Colégio D. Diogo de Sousa
  • – Escola Sá de Miranda
  • – Escola Dona Maria II
  • – Escola André Soares
  • – Escola Alberto Sampaio
  • – Residência Universitária de Santa Tecla
  • – Avenida da Liberdade
  • – Parque da Ponte
  • – Altice Forum Braga
  • Neste âmbito, a primeira fase consistiu na pintura no pavimento de símbolos de bicicleta, bem como sinais de velocidade máxima 30 km/h e ainda uma linha contínua bordô (corresponde à cor a utilizar nas ciclovias que serão criadas e nos lugares de estacionamento) no eixo de cada via de trânsito na qual os ciclistas podem circular. Estas marcações criam um efeito visual bastante marcante que consciencializa os automobilistas e aumenta a sua atenção para os modos suaves.