Lídia Dias, vereadora do CDS, renunciou ao mandato na Câmara de Braga, após oito anos no Executivo da coligação, o seu lugar será agora ocupado por Francisco Mota, nome seguinte na lista.

A ex-vereadora já tinha anunciado que não iria integrar a lista dos Juntos por Braga às Eleições Autárquicas. Com a sua renúncia, sobe Francisco Mota ao cargo de vereador, uma vez que é o candidato seguinte da lista da coligação indicado pelo CDS-PP, mas sem pelouros atribuídos.

Em comunicado, a autarquia explica que os pelouros da Educação e Cultura, que eram da responsabilidade da centrista, passam até final do presente mandato, para a vice-presidente, Sameiro Araújo, no caso do pelouro da Educação, e para o presidente, Ricardo Rio, no caso do pelouro da Cultura.

A renúncia apresentada deverá ser formalmente aceite pelo Executivo Municipal na próxima reunião deste Órgão (13 de setembro de 2021), momento em que inicia funções o candidato seguinte da lista da coligação indicado pelo CDS-PP, Francisco Mota, enquanto vereador sem pelouro.

Francisco Mota emitiu comunicado onde garante que assumirá “este compromisso, sob um olhar atento e fiscalizar da atividade do executivo municipal, com responsabilidade e nunca em oposição a Braga ou aos Bracarenses”.

𝐀𝐬𝐬𝐮𝐦𝐨 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞 𝐨 𝐥𝐮𝐠𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐧o Município de Braga 𝐩𝐞𝐥𝐨 CDS PP, 𝐨 𝐦𝐞𝐮 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞. É o culminar de um percurso político que me honro de servir as nossas gentes e a nossa terra. Pelos valores da lealdade, gratidão e solidariedade sempre mantive um compromisso de dedicação e entrega inegável. É apenas por pouco mais de um mês, mas poderia ser por um dia, valeria sempre a pena, porque tudo vale a pena quando é por Braga e por aquilo em que acreditamos convictamente. Só quem é de Braga e sente esta terra como sua, que sabe o orgulho e o privilégio, que é assumir este lugar em nome de todos os Bracrarenses.

Muito mais, quando vou substituir a vereadora Lídia Dias. Quem nos é mais próximo sabe que nem sempre estivemos do mesmo lado do combate político, nem as opiniões foram sempre convergentes. Mas também quem nos conhece sabe o respeito e admiração que temos um pelo o outro. Uma democrata cristã convicta que empregou os valores do humanismo na sua acção política. Devolveu a esperança numa cultura de todos e para todos e emprestou a sua experiência profissional em prol de uma educação em liberdade para as famílias e jovens bracarenses, mesmo quando foi preciso combater o poder instalado.

Foram 8 anos de uma dedicação e profissionalismo reconhecido pelos seus pares, que a seguirá para o resto da vida como serviço e missão em prol da causa pública. Estou convicto que este não é um adeus mas um até já de quem vive a política de forma apaixonada, mas livre, sem que as circunstâncias alguma vez consigam condicionar os princípios e os valores que norteiam os Homens bons.Obrigado Lídia. Quanto a mim quis a ironia do destino, mesmo que no final do mandato assumisse este lugar em nome do CDS que não me quis num passado recente como candidato a estas eleições autárquicas. Ainda assim, em nome do meu partido assumirei este compromisso, sob um olhar atento e fiscalizador da actividade do executivo municipal.

𝐏𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐚𝐢𝐱𝐚̃𝐨 𝐞 𝐚 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐞́ 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚! 𝐐𝐮𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬 𝐦𝐞 𝐚𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐞 𝐧𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐦𝐢𝐬𝐬𝐚̃𝐨.