SC BRAGA vence Estrela da Amadora e sobe ao 3° lugar

O SC Braga triunfou hoje sobre o Estrela da Amadora por 3-0, num jogo de qualidade inferior da 24.ª jornada da Primeira Liga de futebol, igualando temporariamente o FC Porto no terceiro lugar.

Banza, aos 57 minutos, Bruma, aos 84, e Roger, aos 90+3, asseguraram três valiosos pontos para o Braga, que agora se encontra empatado em pontos com o FC Porto, mas com um jogo a menos, já que os ‘dragões’ enfrentam o Benfica em casa no domingo.

A vitória dos minhotos foi inquestionável, apesar de uma exibição pouco inspirada de ambas as equipas, marcada pela lesão de Ricardo Horta, que teve de sair ainda na primeira parte.

O SC Braga vinha de uma sólida resposta após a eliminação na Europa, vencendo o Boavista por 4-0, e o técnico Artur Jorge fez apenas uma mudança na equipa inicial, reintegrando Borja na defesa esquerda em detrimento de Victor Gomes, enquanto Joe Mendes manteve a titularidade na direita.

Por outro lado, Sérgio Vieira fez três alterações em relação à derrota em casa frente ao Moreirense (1-0), com Nanu, Pedro Sá e Regis a começarem de início, mas o Estrela da Amadora demonstrou muitas fragilidades, contando apenas com uma vitória nos últimos 11 jogos.

Apesar do domínio do Braga na primeira parte, o ritmo do jogo foi lento e o futebol previsível. O Estrela da Amadora teve um momento perigoso com um remate de Leo Jabá aos 8 minutos, mas até ao intervalo apenas criou ligeiro perigo com uma jogada individual de Ronaldo aos 41 minutos.

Roger foi muito ativo pelo lado direito e esteve perto de marcar de cabeça após um cruzamento de Ricardo Horta aos 16 minutos. Aos 25 minutos, Horta saiu lesionado, dando lugar a Bruma, que esteve envolvido numa jogada promissora que quase resultou em golo.

Na segunda parte, o Estrela da Amadora esteve perto de marcar por Ronaldo aos 52 minutos, mas o Braga acabou por marcar de grande penalidade aos 57 minutos, num lance polémico.

Apesar das dificuldades em ligar o jogo, o Braga ampliou a vantagem com golos de Bruma aos 84 minutos e de Roger aos 90+3, garantindo assim uma vitória confortável.

Com este triunfo, o SC Braga segue com 49 pontos, empatado com o FC Porto, mas com menos um jogo disputado, enquanto o Estrela da Amadora continua na zona de perigo da tabela, ocupando o 15.º lugar com 22 pontos.

Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga, em declarações aos jornalistas na sala de imprensa, depois da vitória na receção ao Estrela, por 3-0, na 24.ª jornada da Liga:

«[O que pediu a equipa na segunda parte?] A vitória assenta bem pela justiça do desempenho das equipas. Foi um jogo muito consistente da nossa parte pelo desempenho coletivo, na primeira parte tivemos oportunidades, mas não fomos eficazes. Controlámos o jogo sem atacar com a velocidade e a assertividade que devíamos. Corrigimos alguns posicionamentos de jogadores para sermos mais assertivos, acelerámos o jogo no último terço e conseguimos criar situações de golo, tendo feito três golos que permitem ganhar, sendo que esse era o único objetivo que tínhamos. Objetivo cumprido, vitória justa e merecida da nossa parte.»

«[Mais um jogo sem sofrer golos] É importante para a solidez defensiva, para o compromisso da equipa, ficamos mais perto de ganhar quando não sofremos. Mas sem grande valorização, para mim o importante é ganhar os jogos, sofrendo ou não.»

Sérgio Vieira, treinador do Estrela, em declarações aos jornalistas na sala de imprensa.

«[Análise ao jogo e à equipa de arbitragem] O momento que decidiu o jogo foi a decisão de terceira equipa, em dois lances extremamente polémicos, mas faz parte, como quando um jogador falha um golo feito ou um guarda-redes dá um frango. A terceira equipa também tem direito [a errar]. Faz parte, a nossa equipa veio com uma ambição grande, organizada e confiante, devíamos ter sido mais eficazes nas transições para criar mais perigo. Estávamos a crescer no jogo e com o passar do tempo acreditávamos que podíamos ganhar, por causa do histórico recente do Sp. Braga. Analisámos bem o Sp. Braga e sabíamos que podíamos vencer, perdemos por 3-0 e o sentimento é de frustração porque não houve igualdade competitiva. O fator decisivo foi esse erro que pode acontecer, infelizmente.»

«[Fez substituições para tentar arriscar, mas a manta ficou curta e o resultado avolumou-se por isso?] O Nanu e o Hevertton não estavam a servir bem os homens na frente. Na primeira parte tivemos uma boa construção, mas faltava isso, tentámos melhorar com o Jean [Felipe], que tem boa qualidade técnica e é bom na bola parada e em passes na profundidade, o Nilton chegou agora e também tem qualidades a transportar jogo, mas a equipa, em termos anímicos… Sofremos o golo e mexeu connosco. Precisamos de pontos. O momento do golo mexeu connosco emocionalmente, mas insistimos. O segundo e o terceiro golo não têm história, por querer muito ir 8para a frente], acabámos por cometer erros de coberturas, alinhamentos, de encaixes na transição defensiva. O que de bom vamos levar deste jogo, não entra nisso. Queremos levar o que fizemos de bem.»

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga, em Braga.

SC Braga – Estrela da Amadora, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Banza, 57 minutos (grande penalidade).

2-0, Bruma, 84.

3-0, Roger, 90+3.

Equipas

– SC Braga: Matheus, Joe Mendes (Victor Gómez, 79), Serdar, Paulo Oliveira, Borja, Vítor Carvalho (Zalazar, 65), João Moutinho, Roger, Ricardo Horta (Bruma, 29), Abel Ruiz (Álvaro Djaló, 79) e Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gómez, José Fonte, Cher Ndour, Zalazar, Pizzi, Rony Lopes, Bruma e Álvaro Djaló).

Treinador: Artur Jorge.

– Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Kialonda Gaspar, Pedro Mendes (Nilton Varela, 63), Rúben Lima, Hevertton, Pedro Sá (Bucca, 79), Leonardo, Nanu (Jean Filipe, 63), Leo Jabá, Regis (André Luiz, 76) e Ronaldo (Kikas, 76).

(Suplentes: António Filipe, Jean Filipe, Lucão, Nilton Varela, Miguel Lopes, Bucca, Tashan, André Luiz e Kikas).

Treinador: Sérgio Vieira.

Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Joe Mendes (69), Bucca (81) e Banza (82).

Assistência: 9.564 espetadores.