A circulação na ponte de Nasceiros, na Póvoa de Lanhoso, “já foi reaberta” depois de ter sido cortada devido ao aumento do caudal do rio Ave, confirmou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, “já não há qualquer indicação de corte de circulação, [a ponte] já foi reaberta”.

“Entretanto os caudais dos rios já baixaram bastante”, adiantou ainda.

Em comunicado, ontem, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, referiu que “a forte precipitação dos últimos dias provocou o aumento do caudal e deu origem a inundações em algumas zonas ribeirinhas”, nomeadamente em Campo, Garfe e Vilela.

A autarquia alertou a população para que adotasse “cuidados básicos nas proximidades dos cursos de água, nomeadamente do rio Ave e do rio Cávado, que atravessam o concelho”.

O município apelou ainda à população que tomasse “medidas de antecipação consideradas necessárias” para fazer frente ao aumento do risco de cheias e inundações.

“De entre outras medidas preventivas de caráter geral, a população que possui equipamentos e bens nos leitos de cheia deve recolher alfaias agrícolas para fora dos leitos de cheia, deve recolher animais e deve evitar a circulação em zonas historicamente vulneráveis, assim como a travessia de vaus”, enumerou.

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e por vezes persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Viseu e Aveiro vai prolongar-se entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira.