Nos dias 15 e 16 de Novembro realizou-se em Braga uma reunião da associação internacional “Iter Romanum – Roman Roads in Europe”, na qual participaram representantes de instituições provenientes de França, Itália, Bélgica e Espanha, que já dela fazem parte.

A iniciativa contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e Miguel Bandeira, Vereador do Município, bem como dos Presidentes de Câmara Municipal de Amares e Terras de Bouro, Manuel Moreira e Manuel Tibo, respectivamente. Amares e Terras de Bouro foram convidadas como observadoras para virem a integrar futuramente a rede.

Braga lidera a candidatura das “Vias Romanas Europeias”, representando as cidades de Gijón (Espanha); Ljujbljana (Eslovénia), Arlon (Bélgica); Alésia (França) e Udine (Itália). Trabalha também em parceria com a rede da rota romana “Via de La Plata”, que junta Municípios espanhóis das Astúrias, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia.

O objectivo último passa por garantir que a Rede das Vias Romanas Europeias seja classificada como Itinerário Cultural Europeu, titulo atribuído pelo Conselho da Europa, entendendo assim a importância do contributo da Via Romana XVIII.

Segundo Ricardo Rio, esta iniciativa tem o mérito de ligar pessoas e cidades através do seu passado comum, presente e visão para o futuro. “É uma oportunidade para valorizar a nossa identidade e o legado romana nos nossos territórios. Em Braga estamos abertos ao mundo e queremos aprender com as vossas experiencias no sentido de fortalecermos esta herança riquíssima”, referiu o Edil.

Esta reunião constituiu mais um momento para a troca de ideias e experiências entre os mais diversos participantes e uma oportunidade para se promover a divulgação do vasto e rico património de toda a rede que se propõe estabelecer como uma nova rota cultural do Conselho da Europa. Foi ainda apresentado o relatório da candidatura e procedeu-se à aprovação dos necessários estatutos de funcionamento, nomeadamente oo Plano de Trabalhos para 2019.

A Associação tem ainda como objectivos principais incentivar o diálogo e o intercâmbio de boas práticas em matérias relacionadas com o itinerário “Rede de Cooperação Rotas Romanas Património na Europa” com outros roteiros culturais europeus; harmonizar, em termos de desenvolvimento sustentável, as actividades culturais e turísticas desenvolvidas nos territórios das estradas e locais romanos e promover e iniciar actividades educativas relacionadas com as estradas e locais romanos que formam o percurso, dirigidos aos jovens, a fim de aumentar o conhecimento das suas raízes e consolidar a identidade europeia.

O legado do Império Romano representa uma das principais referências comum histórica e cultural para os povos da Europa e oferece evidências tangíveis de que as nações europeias da Idade Clássica compartilhavam valores culturais, artísticos, políticos e sociais comuns.