Pelas 6h15 desta terça-feira (5h15 em Portugal), um comboio que fazia a ligação entre Terrassa, na Catalunha, e Manresa, em Barcelona, descarrilou em Vacarisses (Catalunha). As autoridades confirmam, de acordo com o La Vanguardia, que do acidente resultaram um morto, seis feridos graves e cinco ligeiros. Havia 150 pessoas a bordo do comboio.

O porta-voz da Renfe (entidade pública empresarial que explora a rede ferroviária espanhola), Antonio Carmona, assegurou à ‘El Món a RAC1’ que, como resultado do descarrilamento, há dezenas de feridos de diversos danos materiais.

Apesar de este ainda não ser um dado oficial, o serviço ferroviário Rodalies adianta, na rede social Twitter, que em causa poderá ter estado um deslizamento de terra causado pelas intensas chuvas que têm afetado a região nos últimos dias. 

R4 Rodalies@rod4cat

Circulació interrompuda entre Terrassa i Manresa per despreniment de terres que ha provocat el descarrilament d’un tren47

Cerca de 18 corporações de bombeiros e várias ambulâncias já estão no local a prestar os cuidados de emergência e irão transferir os feridos para as unidades hospitalares mais próximas.

Devido ao acidente, no qual dois vagões descarrilaram, a circulação ao longo da linha R4 está interrompida. A Renfe aconselha, por isso, aos utilizadores desta linha que adotem outros meios de transporte.