O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta quarta-feira, no continente, céu geralmente pouco nublado e vento fraco.

No Minho, o céu vai estar geralmente muito nublado, com possibilidade de ocorrência de chuva fraca até final da manhã e no final do dia.

A previsão aponta para vento fraco, soprando moderado do quadrante sul nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso, tornando-se moderado a forte nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora na serra do Gerês, no final do dia.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada no nordeste transmontano e na Beira Alta.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os zero graus (em Bragança) e os 10 graus (em Viana do Castelo e no Porto) e as máximas entre os oito graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Dez distritos do continente estão esta quarta-feira e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte. De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo entre as 18 horas de hoje e as 12 horas de quinta-feira, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com quatro a cinco metros.

O IPMA colocou ainda o distrito de Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte entre as três e as 12 horas de quinta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Consulte as previsões para o seu concelho aqui

Dez barras fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

De acordo com a Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira, no continente, e as barras de Porto da Casa, na ilha do Corvo, Santa Cruz das Flores e Lajes do Pico, nos Açores.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

Segundo a Autoridade Marítima, a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros desde as 00.25 desta quarta-feira.