Acesso ao ensino superior volta a subir

Inicia-se na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior anunciou que o concurso de 2022 terá 53.640 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, num número total de 54.361 vagas, o que representa um aumento de 2.6%face ao número de vagas inicialmente disponibilizadas no ano anterior – foram 52.963.

Segundo comunicado, o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor
pressão demográfica cresce 3.8%, quando comparado com as vagas inicialmente fixadas ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 2.5%.

Verifica-se um reforço de 3.6% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior, sendo disponibilizadas 8903 vagas. 

Refira-se ainda que são disponibilizados 22 cursos novos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026. Os cursos novos financiados pelo PRR representam 642 vagas, sendo 365 destas disponibilizadas em Lisboa e Porto e 277 no resto do país.

O número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1534 vagas no CNA. “Nos últimos três anos, o número total de vagas em Medicina, consideradas todas as vias de ingresso (concurso nacional de acesso, concurso para ingresso de licenciados e concurso institucional para ingresso na UCP, cresceu 5% (1782 vagas em 2019 e 1873 vagas em 2022)”, esclarece o documento. 

Há ainda a notar que o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica cresce 7%, sendo disponibilizadas mais 56 vagas. 

Consulte aqui as vagas. 

As candidaturas ao Ensino Superior começam no dia 25 de julho e decorrem online, na página da Direção Geral de Ensino Superior.

Para formalizar a candidatura é preciso ter uma senha de acesso, que tem de ser pedida nos próximos dias.

O acesso ao portal pode também ser feito com a aplicação do Cartão do Cidadão e com a Chave Móvel Digital.