‘
O Vitória de Guimarães venceu o Sporting por 1-0, no jogo que encerrou a 14.ª jornada da Liga. Desde 2014 que os vimaranenses não venciam a equipa leonina em casa.
E o Vitória só não conseguiu uma vantagem mais dilatada por ‘culpa’ de Renan Ribeiro.
Tozé acabou por ser o herói ao apontar o único golo da partida quando estavam decorridos 26 minutos. O médio português desferiu um remate fora da área que foi desviado por Mathieu e enganou Renan Ribeiro.
Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) sobre o Sporting:
«Havia uma estratégia para o jogo, agora é mais fácil falar dela porque ganhámos. Vou dizer claramente o que foi pedido aos jogadores. Sabíamos que se afundássemos muito a nossa linha defensiva iríamos dar muito espaço para o Sporting chegar a cruzamentos para a referência na área e depois a segunda bola podia cair nos pés do Bruno. Tivemos a nossa linha de quatro alta e a de cinco perto. Foi conseguido ao longo da primeira parte, conseguimos sair para os espaços livres e criámos várias situações, numa delas levou-nos ao golo. Na segunda parte sabíamos que íamos ser forçados a baixar a linha, foi o que aconteceu, mas nesse momento foi definido que nunca podíamos deixar de ter a baliza do Sporting longe dos olhos mesmo estando longe, teríamos de percorrer esse caminho. As coisas foram correndo bem para o nosso lado, estamos felizes pelo que fizemos, pelas oportunidades de golo que criámos».
Declarações do jogador do Vitória SC, Tozé, à SportTV1, após o triunfo do V. Guimarães sobre o Sporting, em jogo da 14.ª jornada da Liga:
«Acabamos por criar muitas oportunidades, merecíamos mais um golo. Obviamente que, nestes jogos, o que interessa é vencer. Estávamos preparados para um adversário forte, que vinha de uma sequência de jogos muito boa, mas nós quisemos entrar em jogo a impor o nosso futebol, a criar oportunidades e toda a equipa está de parabéns.»
«Ainda mais num ambiente incrível como este. Em certos momentos, o apoio do público ajuda a ganhar bolas, duelos. E agradecer a eles e desejar um bom Natal a todos os vitorianos.»
«Procuramos sempre esse objetivo europeu. Jornada a jornada, vamos lutando pelo objetivo da semana. Conseguimo-nos aproximar da frente e ganhar maior distância no quinto lugar. Estamos felizes por este quinto lugar.»
Declarações de Marcel Keizer, treinador do Sporting, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota frente ao V. Guimarães (1-0), a primeira do holandês no comando técnico dos leões:
«Não fomos suficientemente bons hoje, o V. Guimarães foi melhor e mereceu ganhar. Na primeira parte não fomos bons o suficiente no posicionamento e no passe. Perdemos a bola muito cedo, por isso tentámos mudar alguma coisa, mas o V. Guimarães também mudou e aos sessenta minutos equilibrou o jogo».
Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite: