Os Bracarenses sofreram uma pesada derrota na deslocaçãoao Estadio Da Luz: Numeros que já nao se viam à mais de 22 anos depois da derrota sofrida no antigo Estádio das Antas por 6-3.

No Estádio da Luz, as águias adiantaram-se ao minuto 19, por intermédio de Pizzi, com Jardel a ampliar aos 39′. Aos 48′, Grimaldo fez o 3-0, com Dyego Sousa a reduzir aos 51′.

O Benfica não parou de carregar no acelerador e, aos 54′, Jonas repôs os três golos de vantagem. Cervi (63′) e André Almeida (67′) marcaram os restantes tentos da formação orientada por Rui Vitória, com João Novais a fechar as contas aos 73′.

Com este resultado, as águias assumiram o segundo lugar do campeonato, com 32 pontos.

O Braga caiu para a quarta posição, com 30 pontos. Os arsenalistas não sofriam seis golos num jogo desde 2010, ano em que foram derrotados por 6-0 pelo Arsenal, na fase de grupos da Liga dos Campeões.


Declarações do treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, na conferência de imprensa após a derrota frente ao Benfica, por 6-2, em jogo da 14.ª jornada da Liga:

[O Sp. Braga assumiu-se como candidato ao título com a exibição frente ao FC Porto, alguma coisa muda com este jogo?]

«Tudo isso é culpa nossa, é responsabilidade nossa, porque somos exigentes, ambiciosos, e isso notou-se mesmo aqui hoje. A verdade é que em momento algum a equipa se resignou, deixou de fazer aquilo em que acredita. Vamos continuar o nosso caminho e o nosso trajeto, o nosso desafio é fazer mais e melhor do que na época passada, o lugar que nos espera em maio não sei, mas acredito que estes jogos nos trazem experiência, umas vezes ganhamos, outras aprendemos.»

[O que falhou e qual era a estratégia inicial?]

«Era previsto entrarmos levezinhos, confiantes, falhámos coisas simples, passes sem pressão, e isso transporta para a equipa alguma inquietude. A verdade é que o nosso adversário aproveitou tudo o que demos. A nossa estratégia estava pensada, conseguimos desbloquear várias vezes a do adversário, mas o Benfica é uma equipa letal, faz transições como nenhuma equipa em Portugal faz e aproveitou tudo o que fomos dando. Mas também já o disse, há que dar os parabéns porque o Benfica foi de facto superior.»

[O que é que o aborrece mais no resultado, perder para o Benfica e ser ultrapassado ou ver o FC Porto fugir na liderança?]

«Quando perco só gosto de perder uma vez, não duas. E nós na primeira parte estávamos a perder o jogo e a identidade. O Benfica foi melhor, mas não podemos perder a nossa identidade, e a verdade é que na segunda parte, nas três vezes que o Benfica finalizou fez golo. A partir de determinada altura estava em questão ter medo ou coragem. Ou colher-me ou desafiar o adversário, este jogo para nós será uma grande experiência, uma grande lição e vamos tirar proveito. Ainda nem ao final da primeira volta chegámos, é verdade que não estamos habituados a ver o Sp. Braga tão perto da liderança, e o que me aborreceu aqui foi não sermos nós próprios na primeira parte.»

[Mensagem de Natal]

«A vida é muito mais um jogo de futebol, disse aos meus jogadores para aproveitaram. Desjo um feliz e santo Natal junto das pessoas que mais amam.»


Goiano: «Ainda temos muito para conquistar»

Marcelo Goiano, jogador do Sp. Braga, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Benfica TV, após a derrota dos arsenalistas, no Estádio da Luz, diante do Benfica.

«Não há muito para dizer.
“Tenho poucas palavras, não há muito para falar. É refletir e saber que não éramos os melhores jogadores antes como não somos os piores agora. Saber que há muito pela frente, muito campeonato, muito ainda para conquistar. Temos de ter equilíbrio e a cabeça no lugar. Vamos conversar e ainda tem muita coisa boa para acontecer para o Braga ainda”, destacou.

Declarações do treinador do Benfica, Rui Vitória, à BenficaTV, após a vitória por 6-2 sobre o Sp. Braga, em jogo da 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol:

«Excelente partida da nossa parte, com os nossos jogadores a saber o que tínhamos de fazer para derrotar este excelente Braga. Exibição de grande categoria.»

«Soubemos bem os tempos que tínhamos de atacar, a força que o Braga tem, é uma excelente equipa e o que se passou não é a realidade do campeonato do Braga. Mas hoje fomos fortes, soubemos muito bem quando atacar, como atacar e defender.»

«Gostei de tudo. Os dois golos [sofridos] não queríamos. Mas, quem marca seis golos, tem de ser condescendente com os jogadores. Tiveram uma alma tremenda. A equipa jogou solta, determinada, tivemos alma à Benfica e começámos, desde cedo, a ir para uma grande exibição. Gostei de tudo, fomos muito fortes em muitos aspetos.»

«Continuar com os pés bem assentes na terra. Temos trabalho pela frente. Ganhámos um jogo. Sabemos o que estamos a fazer. Vamos somando vitórias e pontos. É isso que queremos. Saborear esta vitória, festejar com os jogadores. Passar o Natal bem e um bom Natal a todos.»

Vejaaqui todos os golos desta tarde