Queda percentual registada tanto em março como em abril superou a maior queda histórica registada no mercado nacional, que teve lugar em fevereiro de 2012, em plena intervenção da troika em Portugal.

As vendas de automóveis em Portugal afundaram 84,6% no mês de abril face a período homólogo, segundo os dados hoje divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Esta queda aconteceu devido à pandemia da Covid-19 em Portugal e à declaração do Estado de Emergência que obrigou ao encerramento dos stands automóveis no país, que só voltaram a reabrir hoje passado um mês e meio de encerramento.

As quedas percentuais registadas nos dois últimos meses superaram no que era a maior queda registada pela ACAP, em plena intervenção da troika em Portugal em fevereiro de 2012.

“Nem em fevereiro de 2012, em plena crise financeira internacional, com uma descida histórica de 52,3%, o mercado caiu tanto num único mês, como no passado mês de Março (-56,6%) e em Abril de 2020 (-84,6%)”, de acordo com a ACAP.

Em abril foram registados 3.803 veículos automóveis em Portugal.

Entre janeiro a abril de 2020, foram colocados em “circulação 56.744 veículos novos, o que representou uma diminuição homóloga de 39,8%”.