O projecto impactMarket, promovido pelo Empreendedor Social Marco Barbosa e que se traduz numa infraestrutura financeira aberta para comunidades vulneráveis e causas sociais, venceu o desafio “Speed-up Access to Financial Support” do #EUvsVirus, o Hackathon promovido pela Comissão Europeia.

O projecto impactMarket apresenta uma proposta disruptiva da operacionalização do Rendimento Básico Universal (RBU), de forma descentralizada e usando tecnologia blockchain (sobre o protocolo Celo), apresentando-se como uma solução de viabilidade para o conceito RBU.

O projecto, submetido em fase de protótipo para o desafio, encontra-se já em desenvolvimento na Cidade de Braga numa parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga e com o Human Power Hub – Centro de Inovação Social de Braga.

Marco Barbosa, empreendedor responsável pelo projecto, prevê o início dos testes da aplicação digital e do sistema já no mês de Junho. Esta solução pretende exercer um alcance universal, estando já também em desenvolvimento testes-piloto em favelas no Brasil.

O Hackathon #EUvsVirus bateu todas as expectativas da Comissão Europeia, com mais de 2 000 projectos submetidos, 20 000 participantes, 1 400 mentores e 600 parceiros corporativos e institucionais, incluindo a Câmara Municipal de Braga, a Startup Braga e o Human Power Hub.